Impacto da pandemia na infância é o tema central do 22º Fórum da ABP, em São Luís (MA). Garanta a sua vaga!

O impacto da pandemia na infância e na juventude norteará os debates do 22º Fórum da Academia Brasileira de Pediatria (ABP). Entre os dias 22 e 23 de junho - em São Luís (MA), no Hotel Luzeiros - especialistas de diversas áreas de conhecimento se encontrarão para analisar, discutir e propor soluções para os efeitos da pandemia no desenvolvimento da criança e adolescente brasileiro.  Na oportunidade, também ocorrerá uma homenagem à presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), dra. Luciana Rodrigues Silva, que atualmente ocupa a cadeira que leva o nome do pediatra maranhense prof. dr. Orlando Araújo na ABP. As inscrições para o evento já estão abertas e podem ser realizadas no site do evento.

CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER

Segundo o presidente da ABP, dr. Jefferson Pedro Piva, é fundamental que os pediatras entendam a complexidade do pós-pandemia para as crianças e adolescentes. Para o especialista, se por um lado o vírus da covid-19 representou um risco de menor mortalidade e morbidade para elas, por outro lado o isolamento social adotado como estratégia de saúde pública representou um potencial enorme de dano ao desenvolvimento deste grupo etário. Ele pontua que, diante deste cenário, estudar e propor soluções eficazes para este complexo problema é um desafio que une educadores, psicólogos, pediatras, neurologistas, autoridades de saúde e educação, entre outros.

“Apenas agora estamos identificando e quantificando os efeitos da privação de convívio e ausência dos bancos escolares por um período de dois anos na população escolar. Assim, no momento em que a situação pandêmica entra em um patamar que permite a retomada de atividades presenciais, vislumbra-se a oportunidade para reunir as diferentes áreas para identificar e definir novos rumos”, destaca.

Com a expectativa de proporcionar um encontro inesquecível para os inscritos, dr. Jefferson afirma que os organizadores desenvolveram uma sólida e instigante programação científica. No primeiro dia de evento, os inscritos poderão conferir a miniconferência “Desafios e Perspectivas da Pediatria no século XXI”, conduzida pela dra. Luciana Rodrigues Silva; e a conferência “Covid-19 e as reflexões bioéticas”, apresentada pelo dr. Nelson Grisard. Neste dia, também acontecerá a mesa-redonda “Lições e desafios da pandemia na perspectiva pediátrica”, onde especialistas debaterão temas como: o impacto da pandemia no bem-estar social e mental das crianças; desafios do aprendizado na pandemia; órfãos do covid-19; e covid-19 e as desigualdades sociais.

Aliada à grade científica, ainda no primeiro dia de evento, ocorrerá a homenagem à dra. Luciana Silva. Para a presidente da Sociedade de Puericultura e Pediatria do Maranhão (SPPMA), dra. Marynéa Silva do Vale, será uma oportunidade de prestigiar e celebrar os feitos da especialista como professora, autora de livros, pediatra e liderança associativa. “Além da honra de sediar tão importante evento para a pediatria brasileira, teremos a satisfação de fazer parte do momento mais especial dos Fóruns, pois dessa vez, a homenageada será a acadêmica profa. dra. Luciana Rodrigues Silva, que esteve à frente da SBP durante os últimos 6 anos. A nossa cidade, cheia de encantos e magias, ficará ainda mais bela com a realização de um evento tão significativo e com a presença de ilustres colegas acadêmicos”, destaca.

O segundo dia de Fórum terá início com as palestras: “Vacinação em pediatria – um desafio social”, ministrada pelo dr. Carlos Eduardo de Oliveira Lula; e “Inclusão de Crianças e Adolescentes com deficiência”, exposta pelo dr. Alexandrey do Nascimento Melo. Na oportunidade, ocorrerá também a mesa-redonda “Transtorno do Espectro Autista” para debater o que é autismo; quais os sinais de alerta para os pais e professores; intervenções baseadas em evidências para autismo; e experiências de sucesso.

Em seguida, durante a mesa-redonda “Prevenção e Promoção da Saúde na Infância”, especialistas conduzirão as palestras: “Perspectiva pediátrica no parto domiciliar”; “Prevenção de acidentes”; e “Promovendo alimentação saudável”. A programação conta ainda com as conferências “Impacto das telas no desenvolvimento infantil” e “Neuro desenvolvimento ao desenvolvimento humano”. 

“Os ingredientes dispostos são fascinantes, variados e desafiadores para que o Fórum, se possível, seja um marco nas políticas de saúde para crianças e adolescentes pós-pandemia. Convido todos os pediatras para se reunirem conosco e se atualizarem sobre essa importante questão ”, enfatiza o dr. Jefferson.