Importância da atenção à primeira infância nas unidades de saúde é destaque em evento do Unicef

Aconteceu na última semana o Seminário Nacional Unidade Amiga da Primeira Infância (UAPI), evento que reuniu experiências que contribuem para a melhoria das políticas públicas para a primeira infância. O encontro foi realizado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e contou com o apoio da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), Prefeitura de Fortaleza, Sociedade Cearense de Pediatria (Socep) e Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn).

No seminário, transmitido pelo canal do YouTube do Unicef Brasil, foram debatidos diversos temas, entre eles as intervenções integrais e integradas para o desenvolvimento da primeira infância; efeitos a curto e longo prazo da pobreza na infância; dentre outros.

Compareceram à cerimônia de abertura representantes das entidades apoiadoras e também das prefeituras de Belém, Recife e Salvador, além de importantes nomes da gestão pública e da saúde. Em nome da SBP, esteve presente o dr. Clovis Francisco Constantino, 1º vice-presidente da entidade, que destacou a importância da disseminação da iniciativa da Unidade Amiga da Primeira Infância para todo o País.

“A UAPI propaga a missão básica dos pediatras, a puericultura. Isso é, o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento saudável das crianças desde o nascimento. A atenção primária é o passado, o presente e o futuro da medicina. Nós, pediatras, somos responsáveis pela proteção da dignidade do crescimento desses seres e a SBP sempre acompanha e incentiva iniciativas como essa”, analisa o pediatra.

Dra. Anamaria Cavalcante e Silva, uma das idealizadoras do projeto, além de coordenadora de Integração Regional Nordeste da SBP e presidente da Socep, ressalta que o grande objetivo do evento foi disseminar a iniciativa da UAPI para os grandes centros urbanos, a partir da experiência e das boas práticas do município de Fortaleza (CE).

“Este projeto, iniciado em 2017, nasceu para combater uma situação que foi constatada a partir de evidências científicas. Percebemos que a puericultura estava em franco declínio, apesar de todo o esforço da SBP para qualificar os pediatras nesse sentido. O Unicef vem buscando, então, sensibilizar governantes de todo o país para a importância desta causa e este evento é mais um movimento neste sentido”, detalha dra. Anamaria.

“Temos uma sinalização bastante consistente de que outras capitais agregarão este projeto, que visa o bem-estar e a promoção dos direitos dos recém-nascidos, crianças e adolescentes. A SBP tem isso como missão, junto com as suas filiadas, e ficamos muito felizes de saber que o Unicef tem a intenção de estender esta proposta também à educação, já que é impossível desconectar a saúde da educação”, comemora dr. Clovis Constantino.

UAPI - Com o intuito de fortalecer as ações de puericultura no município de Fortaleza, a Secretaria Municipal da Saúde formulou o programa Unidade Amiga da Primeira Infância (UAPI), em parceria com a Socep, ABEn e apoio e assessoria técnica do Unicef. Em 2017, foram criadas 37 UAPs, além de 12 Núcleos de Desenvolvimento Infantil (NDI), com reconhecimento internacional pelos benefícios que vêm trazendo à população infantil. 

“A UAPI é uma ideia inovadora que não constrói nada de novo nas unidades, mas, sim, busca sensibilizar e conquistar os profissionais que lá estão para que eles assumam uma nova atitude, a partir dos dez mandamentos que desenhamos. A busca por cumprir as metas repercute de maneira efetiva não apenas na primeira infância, mas integralmente na vida dessas crianças”, analisa dra. Anamaria.