Aconteceu na última semana o Seminário Nacional Unidade Amiga da Primeira Infância (UAPI), evento que reuniu experiências que contribuem para a melhoria das políticas públicas para a primeira infância. O encontro foi realizado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e contou com o apoio da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), Prefeitura de Fortaleza, Sociedade Cearense de Pediatria (Socep) e Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn).
No seminário, transmitido pelo canal do YouTube do Unicef Brasil, foram debatidos diversos temas, entre eles as intervenções integrais e integradas para o desenvolvimento da primeira infância; efeitos a curto e longo prazo da pobreza na infância; dentre outros.
Compareceram à cerimônia de abertura representantes das entidades apoiadoras e também das prefeituras de Belém, Recife e Salvador, além de importantes nomes da gestão pública e da saúde. Em nome da SBP, esteve presente o dr. Clovis Francisco Constantino, 1º vice-presidente da entidade, que destacou a importância da disseminação da iniciativa da Unidade Amiga da Primeira Infância para todo o País.
“A UAPI propaga a missão básica dos pediatras, a puericultura. Isso é, o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento saudável das crianças desde o nascimento. A atenção primária é o passado, o presente e o futuro da medicina. Nós, pediatras, somos responsáveis pela proteção da dignidade do crescimento desses seres e a SBP sempre acompanha e incentiva iniciativas como essa”, analisa o pediatra.
Dra. Anamaria Cavalcante e Silva, uma das idealizadoras do projeto, além de coordenadora de Integração Regional Nordeste da SBP e presidente da Socep, ressalta que o grande objetivo do evento foi disseminar a iniciativa da UAPI para os grandes centros urbanos, a partir da experiência e das boas práticas do município de Fortaleza (CE).
“Este projeto, iniciado em 2017, nasceu para combater uma situação que foi constatada a partir de evidências científicas. Percebemos que a puericultura estava em franco declínio, apesar de todo o esforço da SBP para qualificar os pediatras nesse sentido. O Unicef vem buscando, então, sensibilizar governantes de todo o país para a importância desta causa e este evento é mais um movimento neste sentido”, detalha dra. Anamaria.
“Temos uma sinalização bastante consistente de que outras capitais agregarão este projeto, que visa o bem-estar e a promoção dos direitos dos recém-nascidos, crianças e adolescentes. A SBP tem isso como missão, junto com as suas filiadas, e ficamos muito felizes de saber que o Unicef tem a intenção de estender esta proposta também à educação, já que é impossível desconectar a saúde da educação”, comemora dr. Clovis Constantino.
UAPI - Com o intuito de fortalecer as ações de puericultura no município de Fortaleza, a Secretaria Municipal da Saúde formulou o programa Unidade Amiga da Primeira Infância (UAPI), em parceria com a Socep, ABEn e apoio e assessoria técnica do Unicef. Em 2017, foram criadas 37 UAPs, além de 12 Núcleos de Desenvolvimento Infantil (NDI), com reconhecimento internacional pelos benefícios que vêm trazendo à população infantil.
“A UAPI é uma ideia inovadora que não constrói nada de novo nas unidades, mas, sim, busca sensibilizar e conquistar os profissionais que lá estão para que eles assumam uma nova atitude, a partir dos dez mandamentos que desenhamos. A busca por cumprir as metas repercute de maneira efetiva não apenas na primeira infância, mas integralmente na vida dessas crianças”, analisa dra. Anamaria.
Representante da SBP participa de 2º Simpósio sobre Doenças Crôni...
21/11/2024 , 14:53Departamentos Científicos e Grupos de Trabalho da SBP apresentam ...
18/11/2024 , 12:16JPed: acesse agora os artigos do volume 100 - edição 6
18/11/2024 , 12:18SBP realiza webinar sobre hipovitaminose D para atualizar pediatr...
18/11/2024 , 12:15Pediatras celebram recertificação do Brasil como país livre do sa...
18/11/2024 , 12:14Reporte Semanal JPed: confira os novos informativos disponíveis e...
18/11/2024 , 12:12