Importância do uso da “cadeirinha” no trânsito é tema de live

Estimular a conscientização sobre a importância do uso da “cadeirinha”, equipamento de segurança obrigatório para retenção de crianças durante os deslocamentos de carro. Esse é o mote do debate aberto ao público, promovido pela Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), na próxima quarta-feira (12), às 19h, por meio do Facebook e YouTube.

Na opinião do presidente do Departamento Científico da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), dr. Marco Antônio Chaves Gama, o encontro consiste numa excelente oportunidade para pais, transportadores de crianças, pediatras, policiais e sociedade em geral conhecerem as recomendações de proteção necessárias para resguardar a saúde e bem-estar dos pequenos no trânsito.

“As explanações serão um momento de aprendizado, que certamente elucidarão questões relevantes que rondam a cabeça daqueles que trabalham com a faixa etária pediátrica. Uma das principais ações da pediatria é a prevenção e isto inclui os acidentes de trânsito. A importância de transportar a criança de maneira correta começa desde sua saída da maternidade. Nesse contexto, muitas vezes a atuação médica é determinante para garantir segurança e propiciar mais qualidade de vida para crianças e adolescentes”, afirma.

Sob o tema central “Não coloque em risco a vida de seu filho no trânsito”, os especialistas pretender abordar, entre outras, questões como: Quando trocar o “bebê conforto” pela “cadeirinha”? Quais modelos são mais seguros? Até que idade a criança deve usar o dispositivo de retenção de crianças nos veículos? Como ajustá-lo da forma correta?.

ESPECIALISTAS – Conforme salienta o presidente da Abramet e moderador da live, dr. Antonio Meira Júnior, o evento reunirá especialistas com ampla experiência técnica no assunto. Na ocasião, as apresentações científicas ficarão sob responsabilidade do 1º vice-presidente da Abramet, dr. Ricardo Hegele; do diretor científico da Abramet, dr. Flávio Adura; e do diretor administrativo da Abramet, dr. José Montal

“Vamos repercutir as medidas preconizadas pela cartilha ‘Medicina de Tráfego: transporte seguro de crianças em veículos automotores’, elaborada pela Abramet em parceria com a SBP e Conselho Federal de Medicina (CFM). As indicações têm como base as evidências da literatura médica e estão em consonância com o Código de Trânsito Brasileiro”, destaca dr. Meira Júnior. 

De acordo com números levantados pelas entidades médicas, a exigência do uso do dispositivo reduziu em 33% o número de crianças vítimas de acidentes de trânsito. Após o advento dessa exigência, em 2008, menos crianças têm sido levadas à internação ou morrido por conta de acidentes de trânsito.