A premiação de três trabalhos em temas livres marcou, neste sábado (17), o último dia do 20º Congresso Brasileiro de Infectologia Pediátrica (Infectoped), no Bahia Othon Palace Hotel, em Ondina. Iniciada com cursos pré-congresso na quarta-feira (14), a atividade reuniu mais de 1.100 congressistas e contou com a participação de professores do Brasil e do exterior.
A programação de educação continuada foi promovida pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), em parceria com a Sociedade Baiana de Pediatria (Sobape). A 20ª edição da atividade registrou recorde no número de trabalhos científicos inscritos em congressos de infectologia pediátrica, com mais de 400 apresentações. Este ano, o formato pôster eletrônico também foi novidade.
“Foi uma atividade extremamente rica do ponto de vista científico. Conseguimos trazer especialistas com expertise em diversas áreas da infectologia pediátrica. Os professores do Brasil e do exterior foram cuidadosamente selecionados para apresentar a profissionais e estudantes o que há de mais atual na área”, comentou a presidente da atividade, a infectologista pediátrica Lêda Lúcia Ferreira (BA).
TRABALHOS PREMIADOS - Três trabalhos foram selecionados durante o 20º Congresso Brasileiro de Pediatria:
- “Depressão e uso de substâncias em jovens vivendo com o Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV): triagem como atenção ao cuidado”. Autor(es): Daisy Maria Machado; Aída de Fátima Gouvêa; Fabiana Bononi do Carmo; Eliana Galano; Suênica Vasconcelos Beltrão; Erica Regina C Paulino; Regina Célia de Menezes Succi.
- Orofacial Myofunctional Disorder in Infants with Zika-Associated Microcephaly. Autor(es): Joseane Santos Seixas Rosa Bouzon; Ana Maria Fuentes; Adriana Marque de Mattos; Albert Ko; Mitermayer G Reis; Federico Costa; Ana Lucia Borja; Nivison Nery Jr; Arlinda Santos Seixas Rosa; Jamary Oliveira Filho.
- Point of Care Diagnostics in Typical Haemolytic Uremic Syndrome with BioFire® FilmArray® Gastrointestinal Panel Autor(es): Luis LLano López; Pablo Melonari; Sofía Pérez Araujo; Sandra Grucci; Juan Pablo Petricca; Laura Piovano; Gustavo Echenique.
ENCERRAMENTO - O último dia da programação científica envolveu temas relevantes e atuais da infectologia pediátrica. Entre os assuntos, destaque para a conferência “Tratamento de infecções ósseas em crianças”, coordenada pela presidente do congresso, a professora Lêda Lúcia Ferreira (BA).
Os debates incluíram o simpósio "Avanços no Controle de Antimicrobianos no Hospital", que tratou do uso de novas tecnologias para a prevenção e controle de infecção. Os participantes também direcionaram as atenções para “Infecções estreptocócicas em crianças” e o simpósio “Avanços no controle de antimicrobianos no hospital”.
Além disso, um painel foi dedicado a “Epidemiologia, diagnóstico e tratamento da tuberculose na infância”, quando foram abordados aspectos como a epidemiologia da tuberculose no Brasil, reação vacinal à BCG e novos testes diagnósticos e tratamento de tuberculose multirresistente em crianças. O simpósio “Manejo de situações clínicas frequentes” envolveu aulas sobre febre em latentes jovens e infecções do trato urinário, entre outras.
PED CAST SBP | "Puericultura: entenda os marcos do desenvolviment...
25/11/2024 , 10:33E-book relembra os 40 anos do Departamento de Saúde Escolar da SB...
25/11/2024 , 09:10Volume 14, número 3, da revista RP já está disponível para leitur...
25/11/2024 , 09:07Manual de seguimento do Recém-nascido de alto risco - 2ª edição
25/11/2024 , 08:34Representante da SBP participa de 2º Simpósio sobre Doenças Crôni...
21/11/2024 , 14:53Departamentos Científicos e Grupos de Trabalho da SBP apresentam ...
18/11/2024 , 12:16