Informar, amamentar e imunizar: SBP apresenta primeiros resultados da campanha virtual de conscientização

 Lançada pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) com o intuito de alertar as famílias brasileiras sobre a relevância da vacinação e do aleitamento materno para a manutenção da imunidade infantil, a campanha “Informar, amamentar e imunizar” tem alcançado resultados significativos nesses primeiros cinco meses de vigência da ação. As lives e vídeos da iniciativa já alcançaram milhares de pessoas e estão contribuindo para reforçar a importância fundamental desses dois cuidados, especialmente para a saúde das crianças nos primeiros anos de vida.

live inaugural da campanha, realizada no dia 29 de julho, contou com a participação especial da atriz e influenciadora digital, Gisele Itié, e da presidente da SBP, dra. Luciana Rodrigues Silva. O encontro virtual, que esclareceu diferentes dúvidas das famílias a respeito da amamentação e da imunização, acumulou mais de 18 mil visualizações, alcançando repercussão espontânea do assunto em diferentes veículos da imprensa.

Outra iniciativa bem sucedida é o site www.amamentareimunizar.com.br. De 1º de agosto – data oficial de seu lançamento – até 30 de novembro, a plataforma contabilizou 242.387 acessos totais e 206.310 tráfegos únicos. O espaço concentra uma série de informações, baseadas em evidências científicas, sobre os benefícios das boas práticas e dos cuidados adequados na primeira infância.

MAMAÇO VIRTUAL – Organizado em parceria com a Revista Crescer, em 7 de agosto, o “Mamaço virtual” foi idealizado para congregar as famílias, mesmo durante a pandemia de Covid-19, e celebrar em conjunto a prática da amamentação. Ao todo, centenas de mães participaram virtualmente amamentando seus filhos e a iniciativa foi assistida por 2.419 pessoas no YouTube e cerca de 1.200 no Facebook.

O evento contou com a participação do presidente do Departamento Científico de Aleitamento Materno da SBP, dr. Luciano Borges Santiago; do presidente do Departamento Científico de Imunizações da SBP, dr. Renato Kfouri; e do presidente do Departamento Científico de Aleitamento Materno da filiada de São Paulo, dr. Moises Chencinski.

VACINAS E ESCOLA – Em 27 de novembro, a parceria foi retomada na live da Revista Crescer sobre o tema “Vacinas e Escola: o que esperar para 2021”. O encontro online teve a participação do presidente do Departamento Científico de Infectologia da SBP, dr. Marco Aurélio Sáfadi; e do presidente do Departamento Científico de Imunizações da SBP, dr. Renato Kfouri. Sucesso absoluto de audiência, a ação alcançou 61.053 visualizaçõesAmbas as lives contaram com a cobertura da Revista Crescer, com matérias exclusivas divulgadas aos leitores em edições impressas e digitais.

Além disso, os cinco vídeos informativos publicados nas redes sociais da SBP já acumulam mais de 22 mil acessos. Ministradas por especialistas nos respectivos temas, as gravações discorrem a respeito dos seguintes assuntos: “Prevenção da meningite: vacinas”; “Vacinação do prematuro”; “Cuidados com a pela na amamentação”; “Retorno às aulas e a importância das imunizações”; e “Sarampo: uma ameaça que pode ser evitada”.

A campanha “Informar, amamentar e imunizar” tem o apoio institucional do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm). Para mais detalhes, acompanhe as redes sociais da SBP: Instagram e Facebook