Elaborado com o compromisso de apresentar conteúdos científicos atualizados com foco na qualificação das práticas clínicas, o 25º Congresso Brasileiro de Perinatologia (Perinato) ocorre de 1 a 4 de dezembro. Pela primeira vez no formato remoto e on-line, o evento apresenta uma grade científica robusta e direcionada para toda a equipe do cuidado interdisciplinar e multiprofissional do cuidado neonatal.
“Seguimos uma forma inovadora para a apresentação de temas relevantes da neonatologia. As transições críticas do cuidado durante o percurso perinatal da gestante e do recém-nascido foram as diretrizes para definir conferências e painéis desenvolvidos por pesquisadores, clínicos e gestores”, destaca a presidente da Comissão Científica do evento, dra. Maria Albertina Santiago Rego, em entrevista especial ao SBP Notícias.
Na conversa, a especialista – que também é presidente do Departamento Científico de Neonatologia da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) – destaca a importância do Congresso para a pediatria neonatal; os principais tópicos da programação científica; e os desafios de adaptar e realizar o evento em formato on-line.
LEIA A SEGUIR A ÍNTEGRA DA ENTREVISTA
SBP NOTÍCIAS – Qual o objetivo do 25º Congresso Brasileiro de Perinatologia? Por que o evento é realizado?
Dra. Maria Albertina Rego (MA) – O Congresso Brasileiro de Perinatologia é parte integrante do programa de educação continuada em neonatologia da SBP, um dos pilares de nossa missão. Além disso, é o maior evento da área da pediatria neonatal, onde são discutidos temas relevantes do conhecimento e da prática clínica pediátrica, com abrangente atualização e foco na qualidade do cuidado neonatal.
SBP NOTÍCIAS – Somente os pediatras são público-alvo ou outros profissionais da saúde podem participar? Se sim, quais temas serão de interesse de profissionais de outras especialidades?
MA – A comissão científica do Perinato se esforçou para desenvolver um programa abrangente e interdisciplinar das principais tendências e melhores práticas em neonatologia, Tópicos importantes incluem condições pré-natais que podem colocar o feto em risco, tratamento de complicações neonatais agudas, bem como questões relacionadas ao resultado de desenvolvimento de longo prazo. O objetivo dessa atividade educativa é oferecer aos participantes oportunidades de aprimoramento de competências, para qualificação do cuidado neonatal
SBP NOTÍCIAS – Qual a importância da participação dos pediatras?
MA – Gostaria de chamar os pediatras para serem protagonistas de seus processos, serem criativos, acreditarem na sua capacidade frente aos desafios. Muitos conceitos importantes da neonatologia floresceram no Brasil, mas demoramos a implementá-los. Podemos caminhar juntos e valorizar a educação continuada e permanente. Esse ano, discutiremos a qualidade do cuidado na atenção perinatal e neonatal, com palestrantes que apresentarão suas experiências no Brasil, comparadas aos centros de maior relevância mundial. Discutiremos a qualidade do cuidado ao recém-nascido potencialmente saudável e do cuidado ao recém-nascido prematuro e com complicações perinatais. Vamos ampliar as discussões dos fluxos assistenciais, no modelo em rede de atenção materno-infantil.
SBP NOTÍCIAS – Poderia destacar os temas relevantes que serão debatidos e comentar alguns destaques da programação científica?
MA – Com conferencistas de grande expressão internacional e nacional, a programação científica contempla temas importantes da neonatologia, com conceitos integradores do cuidado feto-neonatal-pediátrica (primeiros 1000 dias de vida) e repercussões futuras. A transição da vida fetal à neonatal, por exemplo, será discutida em várias oportunidades, pois os primeiros dias de vida extrauterina são o período pós-natal de maior vulnerabilidade biológica da criança. Teremos também um fórum de alinhamento de conceitos técnicos e científicos no pré-congresso, com presença de gestão, pesquisa, ensino e assistência. Questões como o suporte ventilatório e cardiocirculatório, um fator limitante de vida nos primeiros dias pós-nascimento, serão muito bem representadas por colegas brasileiros e internacionais. Falaremos ainda de Covid-19, tema apresentado pelo pesquisador da Universidade de Oxford Aris Papageorghiou, que apresentará o maior estudo multicêntrico materno-infantil da pandemia COVID-19, com participação do Brasil. Discutiremos também as repercussões negativas da separação precoce da mãe e seu filho recém-nascido, e contaremos com a palestra de Josef Neu, uma das maiores autoridades em nutrição, microbioma e desenvolvimento da criança.
SBP NOTÍCIAS – Como a grade científica busca impactar na melhoria dos processos da atenção perinatal e neonatal?
MA – Desenvolvemos um programa abrangente e integrado para proporcionar aos participantes uma jornada focada na tradução das evidências em ações para mudar o paradigma de Unidade Neonatal de Cuidados Intensivos para Unidade de Maternidade Intensiva Neonatal. O slogan do nosso Congresso nesta edição é “#Neo Juntos - Juntos para transformar o cuidado neonatal”. Essa é a visão mundial quando a ciência, a partir dos anos 2000, mostrou que as ferramentas da ciência da qualidade são tão potentes ou mais que a ciência tradicional, para melhorar os resultados em saúde. A Unidade Neonatal é um local de assistência à criança recém-nascida, biologicamente e socialmente vulnerável e precisa implementar processos clínicos evidenciados ou consensuados na falta de evidências. Os grandes temas da atenção neonatal, integrados à saúde materno-fetal e pediátrica, foram pensados e organizados utilizando conceitos da ciência da qualidade do cuidado, com base na organização da atenção perinatal no mundo. Desejamos que o participante leve para casa a vontade de implementar cada vez mais, e de maneira mais efetiva, o cuidado materno e neonatal, juntos, do pré-natal ao nascimento.
SBP NOTÍCIAS – A doutora irá participar como palestrante? Se sim, qual o tema da palestra, o dia que será apresentado e o que será abordado?
MA – Estou participando de corpo e alma nesse Congresso. Vou moderar e coordenar algumas mesas nas áreas em que atuo na neonatologia, e que participei de trabalhos multicêntricos: nutrição e crescimento do prematuro, estudo INTERCOVID e, no Fórum de Qualidade do Cuidado Neonatal- Nascimento Seguro, com participação relevante no seu desenvolvimento.
SBP NOTÍCIAS – Haverá palestrantes internacionais? Se sim, o que eles irão abordar?
MA – Estarão conosco 21 nomes relevantes da neonatologia mundial para abordar temas como: “Avaliação e abordagem hemodinâmica em prematuros”; “Nutrição, imunonutrientes e desenvolvimento cerebral do pré-termo”; “Hidratação e Necessidades hidroeletrolíticas do pré-termo”; “Implementação de ferramentas clínicas para diagnóstico da sepse neonatal”; “Estudo INTERCOVID: resultados da Covid-19 na saúde materna e neonatal”; entre outros. Todas as palestras com professores internacionais serão seguidas de mesas-redondas ou painéis compostos com professores nacionais, com discussão com os colegas participantes. Acreditamos que será uma oportunidade ímpar termos palestrantes internacionais, juntamente com lideranças nacionais, para compartilharem o conhecimento.
SBP NOTÍCIAS – Quais os desafios de realizar o evento em novo formato on-line e ambiente remoto?
MA – Um dos nossos maiores desafios nesse período é sensibilizar os profissionais de saúde a ficarem conosco no final do ano, mesmo após todas as dificuldades do distanciamento social, vida em frente às telas e demais consequências da pandemia. Sabemos que todos estão cansados, mas queremos que essa seja uma oportunidade de crescimento e atualização. Desejamos cumprir o prometido! A nossa visão é agregar valor aos resultados em saúde da criança inserida na família, transformando as unidades perinatais em unidades de maternidade. Contamos com a participação de todos os pediatras e demais profissionais da saúde, que atuaram tão bravamente durante a pandemia, em mais essa luta em prol do cuidado aos recém-nascidos, mães e famílias brasileiras.
SBP reforça alerta sobre perigo de desafios online envolvendo cri...
18/04/2025 , 12:3618º Pneumoped: Pediatras reforçam compromisso pelo enfrentamento ...
17/04/2025 , 16:12Síndrome Metabólica: O que o pediatra precisa saber
17/04/2025 , 08:28SBP participa do I Encontro de Saúde da Criança e II Encontro de ...
15/04/2025 , 18:18PED CAST SBP: "Cuidados com a voz da criança"
14/04/2025 , 17:08Inscrições abertas para o exame de Área de Atuação em Oncologia P...
14/04/2025 , 16:32