Inscrições abertas para o exame para obtenção do Certificado na Área de Atuação em Oncologia Pediátrica


A atual gestão da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) concretizou mais uma importante conquista para a especialidade: a realização do exame para obtenção do Certificado na Área de Atuação em Oncologia Pediátrica. O concurso está com inscrições abertas até o dia 5 de outubro. A partir deste ano, a promoção do exame ocorre em comissão paritária com a Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC), Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (ABHH) e Associação Médica Brasileira (AMB).

CLIQUE AQUI PARA CONFERIR O EDITAL

O candidato deverá acessar o site www.abhh.org.br,  preencher a ficha de inscrição e efetuar até a data limite o pagamento referente à taxa do concurso, por meio do seguinte link: https://abhh.org.br/institucional/titulos-ecertificacoes/pagamento/

Todos os documentos listados no edital deverão ser encaminhados à sede da ABHH, impreterivelmente até o dia 6 de outubro, via SEDEX/FEDEX ou qualquer outro recurso de postagem que faça a entrega registrada em até 72 horas.

O cartão de confirmação da inscrição será encaminhado ao candidato, através do e-mail informado na ficha de inscrição, a partir do dia 12 de outubro, e conterá data, local e horário das provas.

AVALIAÇÃO – O concurso será constituído pela aplicação de duas provas – uma teórica e outra oral –, além de avaliação curricular. Ambos os exames estão previstos para ocorrer no dia 5 de novembro, no Rio de Janeiro (RJ).

No dia 6 de novembro, através dos sites da SBP, ABHH e SBOC, serão divulgados os gabaritos da prova teórica. O resultado final, com a lista de aprovados no exame para obtenção do Certificado de Área de Atuação em Oncologia Pediátrica estará disponível até o dia 5 de dezembro.

AVANÇOS – Segundo a presidente do Departamento Científico de Oncologia Pediátrica da SBP, dra. Denise Bousfield, a participação da Pediatria na promoção do concurso é fundamental, pois garante que a assistência médica ofertada a crianças e adolescentes com câncer seja protagonizada por pediatras.

“O profissional mais habilitado tecnicamente para conduzir esse atendimento nas faixas etárias da infância e adolescência é o pediatra, obviamente com auxílio de equipe multiprofissional. Além do conhecimento científico em oncologia, o especialista dessa área de atuação deve estar capacitado para avaliar o paciente de maneira global e entender as diversas particularidades do desenvolvimento infantojuvenil”, salientou.

Desde 2002, a SBP não integrava a comissão organizadora do concurso. Na análise da presidente da SBP, dra. Luciana Rodrigues Silva, a retomada da parceria contribuirá no aprimoramento científico do exame, assim como na adesão de novos profissionais.

“Nessa edição, a expectativa é que o exame conte com uma participação expressiva dos pediatras. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), somente para o biênio 2018-19, a estimativa é que ocorram cerca de 12.500 novos casos de câncer em crianças e adolescentes no Brasil. É fundamental ter especialistas capacitados, com perícia técnica e qualidades de propriedade humana, para fazer o diagnóstico precoce e auxiliar de forma mais eficaz no tratamento desses pacientes”, concluiu.