Faltam apenas 16 dias para o início do 2º Congresso Piauiense de Pediatria, em Teresina (PI), e o presidente da Sociedade de Pediatria do Piauí (Sopepi), dr. Alberto Burlamaqui, convoca a todos os pediatras do estado para se inscreverem com desconto até o dia 4 de junho. Os associados em dia com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) têm desconto diferenciado, que também é extensivo aos residentes, acadêmicos de medicina e outros profissionais não prescritores de acordo com a tabela vigente para cada categoria. Sob a iniciativa da Sopepi e com o apoio da SBP, são esperados cerca de 450 participantes.
“É extremamente importante que os pediatras do nosso estado e circunvizinhos participem desse evento, pois essa é uma oportunidade ímpar para atualizar os conhecimentos em pediatria. Nossa programação científica foi cuidadosamente elaborada com temas atuais e relevantes. Vale ressaltar que esse Congresso marca a retomada às atividades de grande porte destinadas à pediatria no estado, após uma lacuna de aproximadamente 30 anos”, destaca o dr. Alberto. Mesas-redondas, sessões de casos clínicos, conferências e apresentações de trabalhos científicos compõem a programação científica.
De acordo com a presidente do evento, dra. Maria Aline Cerqueira, a grade científica agrega a maior variedade possível de assuntos. “Será uma oportunidade para discorrermos sobre temas atrativos e que estão na pauta do dia, como arboviroses emergentes e a influência do mundo digital sobre a saúde das crianças e adolescentes. Além disso, serão revisitados temas clássicos da puericultura, bem como outras demandas frequentes do atendimento pediátrico”, esclareceu.
CLIQUE AQUI PARA CONFERIR A PROGRAMAÇÃO COMPLETA.
Simultaneamente ao Congresso, acontecerão o I Simpósio de Perinatologia do Piauí, o I Encontro de Ligas de Pediatria, além do I Fórum de Defesa do Profissional da Pediatria. “A congregação de tantos profissionais será o momento ideal para discutirmos a formação acadêmica e outros fatores que impactam o trabalho do pediatra. Aspectos sobre valorização profissional também entrarão em pauta, a fim de aumentarmos a qualidade da assistência prestada à população pediátrica”, afirmou a dra. Aline Cerqueira.
PRÉ-CONGRESSO E ABERTURA – Na quinta-feira (14), serão realizados os cursos pré-congresso, ministrados por renomados especialistas do Piauí e de outros estados do País. Os módulos abordarão os seguintes temas: anafilaxia; oftalmologia pediátrica; tratamento do choque; manejo de dermatoses; abdome agudo, arboviroses; diabetes; ortopedia pediátrica; convulsões na emergência; urologia pediátrica; manejo do cardiopata na emergência e otorrinopediatria.
Paralelamente, nesse mesmo dia haverá o “Curso de Reanimação Neontal da SBP” e, ainda, a cerimônia de abertura com a Conferência Magna: "A consulta Pediátrica: aspectos existenciais, práticos e de remuneração", ministrada pelo dr. Fernando Barreiro, diretor de Integração Regional da SBP.
Já na sexta-feira (15), logo pela manhã acontece a sessão Temas Livres Orais. Em seguida, as conferências “Assistência ao prematuro: como otimizar a cadeia de sobrevivência”; “Indicação e interpretação de exames para o diagnóstico de doenças alérgicas”; “Sepse Neonatal no perfil epidemiológico”; “Dificuldades alimentares na infância”; “Triagem Neonatal” e “Infecções urinárias” compõem as atividades matutinas.
À tarde, haverá Simpósios Satélites; Temas Livres Orais e as conferências “Indicação de transfusão em Neonatologia”; “Constipação intestinal crônica”; “A perspectiva obstétrica para interrupção da precoce gravidez”; “Doença renal crônica em pediatria”; “O adolescente na era digital”; “Humanização e cuidados paliativos em Neonatologia” e a mesa-redonda “Baixa estatura: controvérsias no diagnóstico e manejo terapêutico”.
Encerrando o evento no sábado (16); as Sessões Pôsteres abrem a programação do dia. Logo depois, ocorrem as conferências “O papel da vitamina D na infância: verdades e controvérsias”; “Manejo dos estados de hiperreatividade brônquica”; “Dilemas éticos em pediatria”; e “O que o pediatra deve saber sobre cuidados bucais”.
À tarde, serão aplicadas as provas para obtenção do Título de Especialista em Pediatria (TEP) e do certificado de área de atuação em Neonatologia (TEN) e acontecem ainda as mesas-redondas “Violência contra a criança e o adolescente: como o pediatra deve agir”; “Diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil”; “Peculiaridades metodológicas da pesquisa em pediatria”; “A redação e a publicação de artigos científicos em pediatria” e a conferência “Quando suspeitar de cardiopatia congênita e como fazer manejo ambulatorial”.
Também estão previstos para esse dia as sessões de Casos Clínicos sobre interpretação do hemograma; troca de experiências sobre “Gestão de carreira: o mercado de trabalho como pediatra”; relatos de experiência das Ligas de Pediatria”; “Diagnóstico diferencial das artrites agudas na infância” além da entrega do Prêmio “Rosa Amélia” aos melhores trabalhos do congresso.
Representante da SBP participa de 2º Simpósio sobre Doenças Crôni...
21/11/2024 , 14:53Departamentos Científicos e Grupos de Trabalho da SBP apresentam ...
18/11/2024 , 12:16JPed: acesse agora os artigos do volume 100 - edição 6
18/11/2024 , 12:18SBP realiza webinar sobre hipovitaminose D para atualizar pediatr...
18/11/2024 , 12:15Pediatras celebram recertificação do Brasil como país livre do sa...
18/11/2024 , 12:14Reporte Semanal JPed: confira os novos informativos disponíveis e...
18/11/2024 , 12:12