Interação e sucesso marcam o primeiro encontro das Ligas de Pediatria da SBP

Com objetivo de promover o intercâmbio de conhecimentos e de perspectivas das diferentes regiões do País, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) realizou o “1º Encontro da Coordenação das Ligas de Pediatria da SBP” de forma on-line. O evento congregou cerca de 150 participantes de todo o Brasil, entre acadêmicos de Medicina e pediatras, para discutir o caso clínico “Lactente jovem com intercorrências e baixo ganho ponderal. Como investigar e recuperar?”.

Na oportunidade, o presidente da SBP, dr. Clóvis Francisco Constantino, falou um pouco sobre a SBP, seu funcionamento e como ela atua em defesa dos pediatras e da saúde das crianças e adolescentes brasileiros.

“É uma satisfação a SBP poder promover um evento como esse. Somos um complexo de muitas e grandes ações, que se interrelacionam organicamente com a Fundação SBP, a Academia Brasileira de Pediatria (ABP) e todas as filiadas estaduais. Além da diretoria executiva e plena, temos 32 Departamentos Científicos e 19 Grupos de Trabalho, que se propõem sempre a executar ações que possam levar ao pediatra o máximo de atualização dentro de princípios científicos, éticos, humanitários e sociais”, enfatizou.

CASO – Durante a apresentação do caso clínico, foram esclarecidos temas como a superioridade do leite materno; a proteção imunológica; o aumento da produção de leite materno de acordo com a demanda do bebê; a icterícia no período neonatal tardio; quais as possíveis causas de baixo ganho de pese; e o ganho de peso do lactente com leite materno

A atividade contou com exposições dos drs. Lelia Cardamone Gouvea (coordenadora das Ligas de Pediatria da SBP); Marcia Freitas; Luiz Anderson Lopes e Izilda das Eiras Tamega. Durante todo o evento os participantes tiraram dúvidas e fizeram elogios.