Uma significativa e engajada participação dos pediatras e profissionais de saúde locais marcaram a XII Jornada Maranhense de Pediatria, realizada entre os dias 6 e 9 de junho, em São Luis (MA). O evento, promovido pela Sociedade de Pediatria e Puericultura do Maranhão (SPPMA), com apoio da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), teve como objetivo atualizar os especialistas acerca dos principais temas relacionados à saúde da criança e do adolescente e representou uma retomada às atividades de grande porte destinadas à pediatria no estado.
De acordo com a presidente da SPPMA e da XII Jornada, dra. Marynea Vale, o sucesso da iniciativa superou as expectativas da organização em termos de repercussão e público. “Conseguimos efetivar um verdadeiro encontro multiprofissional. Tivemos a presença de diversos especialistas vindos do interior, além da presença de profissionais de outras áreas da saúde. Nosso objetivo de levar conhecimento aos pediatras foi cumprido com êxito”, enfatizou.
No total, cerca 400 profissionais acompanharam as atividades da XII Jornada. “A organização e conteúdo foram muito elogiados pelos participantes. Temos recebido diariamente, através do telefone e pessoalmente, mensagens de parabéns e solicitações para que o evento tenha continuidade”, disse a médica.
PROGRAMA – Entre os destaques da programação científica, a conferência “A criança é o Pai do Homem”, ministrada pelo dr. Marco Antônio Barbieri, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP/USP) e a palestra sobre “Cuidado Integral e inclusão social da criança do século XXI”, apresentada pela presidente da SBP, dra. Luciana Rodrigues Silva, que ressaltou sua felicidade por constatar de perto o trabalho do grupo de pediatras da SPPMA. “A atual gestão da filiada do Maranhão está demonstrando um alto nível de comprometimento. São ações integradas, como essa Jornada, que contribuem para o fortalecimento da nossa especialidade”, disse.
Além disso, as mesas-redondas e miniconferências sobre “Emergências em Pediatria”, “Abordagem Multiprofissional da Obesidade na Infância”, “Imunizações”, “Transtorno do Espectro Autista (TEA) ” e “Dermatologia Pediátrica: queixas mais frequentes” também foram bastante comentadas pelos congressistas.
No período do evento, ocorreram também diferentes cursos pré-congresso, que abordaram os seguintes temas: “As novas tecnologias para o enfermeiro na inserção do Cateter Central de Inserção Periférica (PICC)”; “Ressuscitação Cardiopulmonar em Pediatria”; e “Atenção Integrada às Doenças Prevalentes na Infância Neonatal (AIDPI)”.
NOVOS PLANOS – A partir do resultado obtido com o evento, a filiada do Maranhão já estuda promover a ampliação da Jornada na próxima edição. “O grande número de participantes, o engajamento demonstrado pela atual diretoria da entidade, além do amadurecimento no planejamento trouxeram o incentivo necessário para transformar o evento em um congresso estadual. Nosso intuito principal é atingir mais especialistas e contribuir para a melhoria da assistência em toda região”, esclareceu a dra. Marynea.
Representante da SBP participa de 2º Simpósio sobre Doenças Crôni...
21/11/2024 , 14:53Departamentos Científicos e Grupos de Trabalho da SBP apresentam ...
18/11/2024 , 12:16JPed: acesse agora os artigos do volume 100 - edição 6
18/11/2024 , 12:18SBP realiza webinar sobre hipovitaminose D para atualizar pediatr...
18/11/2024 , 12:15Pediatras celebram recertificação do Brasil como país livre do sa...
18/11/2024 , 12:14Reporte Semanal JPed: confira os novos informativos disponíveis e...
18/11/2024 , 12:12