Com a missão de reduzir as atuais taxas de mortalidade infantil e qualificar os profissionais envolvidos, o Programa de Reanimação Neonatal da Sociedade Brasileira de Pediatria (PRN-SBP) tem intensificado sua atuação por todo o País. Nos últimos dias 4, 5 e 6 de novembro foram oferecidos cursos na cidade de Juazeiro do Norte (CE), que ocorreram na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, em parceria com a Sociedade Cearense de Pediatria (Socep) e a LDS Church.
Coordenado pela dra. Maria Sidneuma Melo Ventura, os treinamentos ofereceram uma carga total de oito horas, com duas horas de aulas teóricas e seis práticas. No total, foram qualificados 91 profissionais, de nove diferentes municípios. Destes, 33 são médicos e 58 são profissionais de outras áreas da saúde, como enfermeiros, técnicos de enfermagem e fisioterapeutas, que contaram com o auxílio de oito instrutores, de Fortaleza e da região do Cariri.
A coordenadora do curso destaca a disseminação de conhecimento como a principal missão desta iniciativa. “As expectativas foram plenamente atingidas, com resultados positivos em relação à qualificação dos profissionais, o que implicará diretamente na incidência da asfixia perinatal. E, consequentemente, colaborará com a melhora das taxas de mortalidade neonatal precoce e das taxas de mortalidade infantil”, explica a dra. Maria.
O conteúdo do curso engloba a assistência do recém-nascido ao nascimento, estabilização e reanimação na sala de parto. Os principais tópicos oferecidos foram: preparo para o atendimento do recém-nascido; passos iniciais da estabilização/reanimação; ventilação com balão e máscara; reanimação avançada: intubação traqueal; massagem cardíaca; e uso de drogas.
“Buscamos habilitar os profissionais para que eles atendam de forma adequada o recém-nascido. Sempre seguindo as atuais diretrizes, baseadas nas melhores evidências adotadas pelo PRN-SBP”, afirma a dra. Maria, que coordenará no próximo dia 18 de dezembro mais um treinamento em Juazeiro do Norte, além de um curso de formação de instrutores para médicos da região do Cariri.
A médica também adianta que serão doados kits de reanimação para hospitais do Cariri, com o objetivo de manter a educação continuada em reanimação neonatal. Eles trarão: manequins, laringoscópios, balão autoinflável, dentre outros elementos essenciais.
Termina dia 31 de janeiro o prazo de submissão de trabalhos cient...
13/01/2025 , 11:50PEDCAST SBP: "Coqueluche"
14/01/2025 , 11:13Nota de pesar | Sr. Djalma Rodrigues
08/01/2025 , 08:12PEDCAST SBP: "Viagens com crianças: cuidados necessários"
08/01/2025 , 08:05Particularidades do cuidado paliativo neonatal são debatidas em ú...
15/01/2025 , 15:45PEDCAST SBP: "Uso de telas nas férias: qual o tempo ideal?"
30/12/2024 , 14:53