“Cuidar dos interesses da pediatria assim como cuidamos dos pacientes”. Com discurso inflamado, a presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), dra. Luciana Rodrigues Silva, apresentou o Programa Defesa da Pediatria aos quase 7 mil participantes do 39º Congresso Brasileiro de Pediatria (CBP), nesta quarta-feira (9), em Porto Alegre (RS). A iniciativa visa reforçar temas e valores com os quais a instituição está comprometida.“Com o Programa, reverenciamos: a atuação profissional em torno dos interesses da pediatria, das crianças e dos adolescentes e suas famílias; a união em rede para agir; a governança para dialogar e articular com diferentes atores da sociedade; e, por fim, o empreendedorismo que nos permite avançar em um mundo cada vez mais dinâmico”, destacou dra. Luciana.
A presidente explicou aos congressistas que o Programa Defesa Profissional desdobra uma visão estratégica implementada desde a sua primeira gestão, iniciada em 2016, e que contemplou aspectos como a interiorização de eventos; ampliação do diálogo com os pediatras que atuam nos serviços de base nas diferentes regiões do Brasil; e uma ação política mais intensa, com a busca de participação no processo de elaboração de políticas públicas.
“Um investimento em educação continuada e qualificação dos especialistas, além de uma maior aproximação com os futuros pediatras, seja nas ligas acadêmicas, seja nos programas de residência. Estas são algumas das nossas metas”, explicou. Dra. Luciana enfatizou que o 39º CBP fortalecerá os congressistas para que sejam reconhecidos pela população, que tem o direito de contar com a assistência de um pediatra para cuidar da saúde de seus filhos. Ela pontuou ainda que os gestores precisam entender o papel dos pediatras e recompensá-los com remuneração justa e adequada, oferecendo condições dignas para que o atendimento se materialize, com acesso a leitos, exames, insumos e medicamentos.
A valorização do pediatra foi ressaltada também durante o discurso da presidente da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul (SPRS), dra. Cristina Targa Ferreira. “O paciente pediátrico passa por muitas fases na vida e o médico formado e preparado para atender todas essas diferentes etapas é o pediatra”, disse. Dra. Cristina reforçou ainda a importância dos primeiros mil dias de vida da criança e da importância de se ter políticas públicas e cuidados médicos específicos nos primeiros anos de vida dessa faixa etária. “Sabe-se que inúmeras doenças do adulto têm início nesse período da vida. Nesse sentido, o médico pediatra pode intervir e fazer toda a diferença”, argumentou.
Em seu discurso, a presidente do 39º CBP, dra. Themis Reverbel da Silveira, também destacou a importância do pediatra na qualidade do atendimento às crianças e adolescentes. “Há mais de 200 mil aplicativos sobre saúde na internet. No entanto, nada substitui o atendimento do pediatra nas consultas. O olhar diferenciado e atencioso faz toda a diferença na relação médico-paciente”, ressaltou.
25 MIL ASSOCIADOS – A abertura do 39º CBP também foi marcada pela comemoração do aumento do número de associados, especialmente ao longo dos últimos três anos. Hoje, são 25 mil novos sócios, ou seja, um aumento de 13% em relação a 2016, quando a atual gestão assumiu a instituição.
Para comemorar esta marca, foi exibido um vídeo abordando a importância de cada criança ter um pediatra para acompanhar o seu crescimento e desenvolvimento.
ASSISTA AQUI AO VÍDEO SOBRE OS 25 MIL SÓCIOS DA SBP.
“Estou realmente emocionada por poder compartilhar com cada um de vocês esses novos projetos, essas novas abordagens, esses novos desafios. Minha emoção, que não cabe no peito, vem da convicção de que a SBP assumiu de vez sua liderança junto aos membros da sociedade – de modo responsável e idôneo – e de que os pediatras estão prontos para embarcar numa jornada transformadora, em busca de valorização, de conhecimento e da verdade”, salientou a presidente da SBP.
NOVA MARCA – A nova logomarca da SBP, lançada em dezembro do ano passado, foi apresentada pela dra. Luciana aos congressistas. Por meio de vídeo, o criador da nova identidade visual, Ralf Korbmacher, conta como foi o processo de criação e quais elementos foram utilizados para criar a nova marca, composta por traços simples, porém carregada de significados.
ASSISTA AQUI AO VÍDEO SOBRE A NOVA MARCA DA SBP.
TECNOLOGIA – A proliferação das fakenews (notícias falsas) foi destacada pela dra. Luciana Silva durante a abertura do 39º CBP. “Esse fenômeno está alimentando discussões acaloradas entre amigos e parentes e até levam famílias a ignorar a necessidade de vacinarem seus filhos”, observou.
A presidente da SBP disse que a instituição acompanha atentamente esse processo de transformação digital e que ajudará os pediatras nessa caminhada.“Assim como nos apropriamos de nossas verdades científicas para desarmar as mentiras travestidas de fantasia de seriedade, devemos também usar com propriedade as novas ferramentas digitais para estarmos mais próximos de nossos pacientes e de suas famílias”, salientou dra. Luciana.
Nova live traz atualizações sobre o neurofibromatose tipo 1
23/12/2024 , 09:26Novos fenótipos da Doença do Refluxo Gastroesofágico (DRGE) é tem...
23/12/2024 , 09:21Especialista da SBP é nomeado para Grupo Consultivo Estratégico s...
23/12/2024 , 09:19SBP cria Grupo de Trabalho para aprofundar estudos sobre a relaçã...
23/12/2024 , 09:13SBP lança atualização do Calendário de Vacinação da Criança e do ...
20/12/2024 , 11:06Com participação da SBP, Comitê Nacional de Amamentação define me...
20/12/2024 , 10:16