Liberação de máscaras em espaços abertos das escolas é precipitada? Veja o que dizem especialistas

Publicado em 9 de março de 2022.

O governo de São Paulo anunciou nesta quarta-feira (9) que o uso de máscaras não será mais obrigatório em qualquer espaço aberto do estado, inclusive, quadras e pátios das escolas. No entanto, nas salas de aula e locais fechados, o equipamento de proteção contra a Covid-19 continua sendo necessário. A divulgação foi feita hoje pelo governador João Doria (PSDB), durante coletiva de imprensa, após quase dois anos da obrigatoriedade da máscara.

Na cidade do Rio de Janeiro, desde segunda-feira (7), as máscaras não são mais exigidas em qualquer ambiente, mesmo locais fechados. No caso das escolas, cabe à direção de cada instituição decidir quanto à necessidade ou não de uso do equipamento. 

(...) 

À Canguru News, dr. Renato Kfouri, presidente do Departamento Científico de Imunizações da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), disse que a flexibilização do uso das máscaras deveria ser uma das últimas medidas a serem adotadas no combate à pandemia, sinalizando a proximidade do seu fim, o que ainda não é o caso.

Ele afirma que as máscaras são “uma forma de proteção barata, acessível a todos e que funciona”, e que seu uso deve ser alinhado com distanciamento e vacinas para a proteção completa. Porém, em ambientes como escolas e transportes públicos, não há como garantir essas duas últimas formas de se proteger, portanto, as máscaras se tornam ainda mais essenciais. 

Leia aqui a íntegra da matéria.