No encerramento da campanha do Agosto Dourado, os associados da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) foram contemplados com uma live especial, que neste ano abordou o papel do pediatra na promoção e defesa do aleitamento materno. O encontro ocorreu na terça-feira (30), e contou com a participação do presidente da SBP, dr. Clóvis Francisco Constantino.
CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR À ÍNTEGRA DA LIVE
“O aleitamento materno, assim como a vacinação, a estimulação precoce dos bebês, os cuidados com os adolescentes, o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento das nossas crianças e adolescentes são cláusulas pétreas da pediatria. Os pediatras nunca se distanciam e nunca se distanciarão de temas de elevada importância como a amamentação”, disse o dr Clóvis.
A moderação foi realizada pela presidente do Departamento Científico de Aleitamento Materno da entidade (DCAM-SBP), dra. Rossiclei Pinheiro. Participaram ainda os membros do DCAM, dr. Leandro Meirelles; dra. Dolores Fernandez; e dra. Racire Sampaio Silva.
Na apresentação “Amamentação na sala de parto e acompanhamento no alojamento conjunto”, o dr. Leandro frisou que o processo de amamentação deve ser iniciado fundamentalmente no momento do nascimento, mesmo que o parto tenha sido realizado por cesárea, e enumerou as vantagens do contato pele a pele do recém-nascido (RN) com a mãe ainda na sala do parto. “Sabemos que a amamentação é um processo biopsicossocial que depende muito do lado emocional e da confiança da mãe no início dessa prática”, disse.
Já a dra. Racire destacou “O apoio à mãe trabalhadora que amamenta”, enfatizando a importância dos bancos de leite humano no fortalecimento, apoio e difusão do aleitamento materno. “Muitas ações educativas começam no banco de leite, que também tem a função de coletar, pasteurizar e distribuir leite para crianças que estão internadas”, salientou.
Em sua aula, a Dra. Dolores Fernandez reforçou “Como o pediatra pode apoiar o aleitamento materno”. A médica elencou o papel do pediatra e a necessidade da sua participação na consulta pré-natal. Também enfatizou que o profissional deve conhecer o manejo da lactação no hospital e em ambulatório/consultório; participar da consulta de pré-natal; conhecer os direitos trabalhistas dos pais e das mães; conhecer sobre a norma brasileira e comercialização de produtos para lactentes e crianças de primeira infância, bicos e chupetas e mamadeira; além de conhecer sobre habilidades de comunicação.
No final da live, os especialistas responderam às questões da audiência, que participou ativamente do debate. “A SBP, assim como tem feito ao longo de seus 112 anos, continuará a promover nesta gestão ações em prol do aleitamento materno, multiplicando sempre seus atos de estímulo a tão importante quesito de saúde pública e de direito humano”, finalizou o dr. Clóvis.
Representante da SBP participa de 2º Simpósio sobre Doenças Crôni...
21/11/2024 , 14:53Departamentos Científicos e Grupos de Trabalho da SBP apresentam ...
18/11/2024 , 12:16JPed: acesse agora os artigos do volume 100 - edição 6
18/11/2024 , 12:18SBP realiza webinar sobre hipovitaminose D para atualizar pediatr...
18/11/2024 , 12:15Pediatras celebram recertificação do Brasil como país livre do sa...
18/11/2024 , 12:14Reporte Semanal JPed: confira os novos informativos disponíveis e...
18/11/2024 , 12:12