Livro conta a história de 110 anos da SBP

A história da pediatria e da atuação de seus dirigentes ao longo de 110 anos é retratada no novo livro “Sociedade Brasileira de Pediatria – Há 110 anos cuidando do futuro do Brasil”, lançado no último sábado (12) durante a reunião virtual do Conselho Superior da instituição. A obra – projeto realizado pela atual gestão, liderada pela presidente, dra. Luciana Rodrigues Silva – retrata os principais momentos da entidade desde a sua fundação, com ênfase na gestão iniciada em 2016 até os dias atuais.

ACESSE AQUI A ÍNTEGRA DO LIVRO.

“Sinto-me muito honrada em poder comemorar com todos os pediatras brasileiros os 110 anos da SBP estando na presidência da instituição. E, principalmente, por fazer parte de uma diretoria cujo objetivo mais importante tem sido colocar o pediatra em foco privilegiado, visando ao aperfeiçoamento da assistência prestada às crianças, aos adolescentes e suas famílias. Desde 2016, nossa missão tem sido representar os pediatras brasileiros, e este livro comemorativo é um presente para toda a Rede de Pediatria que se estabeleceu e se fortaleceu nos últimos anos”, diz trecho da mensagem da dra. Luciana no livro.

No texto, dra. Luciana ressaltou que essa não é a primeira vez que a história da SBP é contada em forma de livro. Duas outras importantes publicações sobre a instituição foram editadas em 1996 e 2000, apoiadas por diretorias anteriores. Elas detalharam a história e os principais protagonistas da Pediatria no Brasil e da entidade.

“Por isso, nesta obra optamos por fazer apenas um breve retrospecto das grandes fases de evolução da nossa trajetória institucional, destacando com mais ênfase algumas das ações da SBP que representam as mais diversas frentes de trabalho da instituição, tendo em vista que não teríamos espaço suficiente para detalhar todas”, destacou dra. Luciana Silva.

A OBRA – Dividido em duas partes, na primeira delas o livro aborda os seguintes tópicos: 1. A criança e o adolescente; 2. Em defesa da infância e da Pediatria; 3. Tempo de mudanças; 4. Renovação em perspectiva; e ainda uma Linha do Tempo.

No segundo momento, representantes da SBP abordam as temáticas “A evolução estrutural da SBP e os Departamentos Científicos”; “A Bioética na SBP”; “Título de Especialista em Pediatria”; “A SBP e a Residência Médica”; “Congressos e cursos da SBP”; “Jornal de Pediatria, uma história de sucesso”; “Programa da Reanimação Neonatal”; “A nutrição e a amamentação na SBP”; “Academia Brasileira de Pediatria”; “Memorial da Pediatria Brasileira”; “As filiadas da SBP e a Rede de Pediatria”.

Os capítulos são assinados por Dirceu Solé; Emanuel Sávio Cavalcante Sarinho; Clóvis Francisco Constantino; Hélcio Villaça Simões; Sidnei Ferreira; Lilian dos Santos Rodrigues Sadeck; Renato Soibelmann Procianoy; Magda Lahorgue Nunes; Maria Fernanda Branco de Almeida; Ruth Guinsburg; Virgínia Resende Silva Weffort; Luciano Borges Santiago; Joel Alves Lamounier; Mário Santoro Júnior; Luiz Eduardo Vaz de Miranda; Jefferson Pedro Piva; Conceição Aparecida de Mattos Segre; Edson Ferreira Liberal; Felipe Carvalho; Bruna Brasil Seixas Bruno; Leonardo Martes; e Fernando Barreiro.

Colaboraram com a publicação Aurimery Gomes Chermont; Eduardo Jorge da Fonseca Lima; Helita Regina Freitas Cardoso de Azevedo; Paulo de Jesus Hartmann Nader; Sílvio da Rocha Carvalho; Suzana Maciel Wuillaume; Tânia Denise Resener; Victor Horário de Souza Costa Júnior; Ana Cristina Ribeiro Zolner; Arnaldo Pineschi de Azeredo Coutinho; Carlindo Machado e Silva; Gabriel Wolf Oselka; Mário Santoro Júnior; e Nelson Grisard.

A supervisão geral, coordenação, edição de textos e editoração são de Luciana Rodrigues Silva e Maria Tereza Fonseca da Costa.

VERSÃO MOBILE – Diferentemente das publicações anteriores, o livro em comemoração aos 110 anos da SBP ganhou, além de versão impressa produzida pela Pacrom Indústria Gráfica, uma versão mobile adaptada pela E-galáxia, o que permitirá que seja acessado pela internet por qualquer pessoa em qualquer lugar do mundo.

“Com sua versão e divulgação digitais, alcançaremos um número maior de leitores, entre pediatras, residentes ou estudantes de Medicina, promovendo assim não somente nossa instituição, como a arte e o exercício da Pediatria”, enfatizou a dra. Luciana Rodrigues Silva.