Livro de dermatologia para Pediatras é lançado no 39º CBP

 O Manual de Dermatologia para o Pediatra, que se destina a estudantes de medicina, residentes, pediatras, médicos da família e médicos generalistas envolvidos com o atendimento de crianças, foi lançado nacionalmente nesta quinta-feira (10), no 39º Congresso Brasileiro de Pediatria, em Porto Alegre. Elaborado por três médicas que integram o Departamento de Dermatologia da Sociedade Brasileiro de Pediatria (SPB), o livro aborda a definição, as causas, os aspectos clínicos, o tratamento e a prevenção das principais dermatoses da criança e do adolescente.

Com 152 páginas, o livro, em formato de bolso, foi organizado pelas dras. Vânia Oliveira de Carvalho, Kerstin Taniguchi Abagge e Ana Maria Mósca de Cerqueira. “É um guia muito útil para os pediatras sobre as dermatoses mais frequentes, com imagens das doenças, que podem ser inclusive mostradas aos pacientes, para facilitar o entendimento da enfermidade. Conta ainda com uma linguagem muito acessível”, informou a dra. Vânia durante sessão de autógrafo.

COMPRE AQUI O SEU EXEMPLAR.

“A publicação utiliza de abordagem suscinta e prática, com fotos, diagnósticos e tratamentos das principais doenças dermatológicas nas crianças”, completou a dra.  Kerstin, que é também presidente da Sociedade Paranaense de Pediatria. Segundo ela, o livro propõe medidas terapêuticas para as doenças dermatológicas mais frequentes no dia a dia do consultório do especialista.

Atualmente, as dermatoses somam 20% das queixas em consultas pediátricas. Assim, o objetivo do manual – conforme explicam as autoras – é trazer de forma concisa os principais achados clínicos, diagnósticos diferenciais e manejo das condições de pele mais comuns. O livro, ao preço de R$ 69,00, já está disponível nas livrarias e foi editado pela Manole.