Livro que conta a história da pediatria em MG será lançado dia 17 de novembro


O livro História da Pediatria em Minas Gerais, idealizado pelos drs Edward Tonelli e José Guerra Lages, membros fundadores da Academia Mineira de Pediatra (AMP), será lançado na festa de comemoração dos 70 anos da Sociedade Mineira de Pediatria (SMP), que acontece no próximo dia 17 (sexta-feira), a partir das 19h30, na Associação Médica de Minas Gerais, em Belo Horizonte (MG).

O volume agrega uma série de relatos históricos, reunidos a partir de um levantamento feito nas principais cidades, hospitais e serviços de pediatria do Estado. “O lançamento da História da Pediatria de Minas Gerais é motivo de orgulho para todos nós e tem como objetivo informar aos mineiros como ocorreu o processo de evolução histórica da pediatria na região”, comentou o dr. Edward Tonelli, um dos pioneiros da infectologia pediátrica no Brasil.

O projeto de elaboração do livro surgiu ainda em 2008, quando foi apresentado em uma assembleia na Academia Mineira de Pediatria. Na ocasião, o tema foi amplamente apoiado pela Sociedade Mineira de Pediatria e começaram, ali, os seus primeiros rascunhos. Agora, nove anos depois, a obra foi concluída e marca também a importante comemoração dos 70 anos da SMP.  

Para dr. José Guerra, escrever o livro foi uma importante tarefa, principalmente por contar com o apoio da Academia Mineira de Pediatria, da SMP e de diversos colegas. “Ao finalizarmos as providências para a edição do livro, estamos seguros de que realizamos um trabalho importante, mas, mesmo assim, as pesquisas precisam ter continuidade. Haverá sempre mais um detalhe importante que não foi relatado”, afirmou o especialista, que é fundador de vários serviços de pediatria em Belo Horizonte.

Durante a etapa de entrevistas da ação SBP visita o pediatra, a presidente da entidade, dra Luciana Rodrigues Silva, teve a oportunidade de conversar longamente, em Belo Horizonte, com dr José Guerra Lages. “Foi um belo momento. Fiquei encantada com os relatos que ouvi e me ajudaram a compreender a dimensão da história da pediatria em Minas Gerais! ”, disse. (Com informações da assessoria de imprensa da SMP).