Livro “Receitas para a Vida” incentiva a criação de memórias afetivas para as crianças

Na jornada de crescimento da criança, uma nutrição adequada é imprescindível, aliada ao carinho e cuidado dos pais e rede de apoio. Acreditando no poder e benefícios dessa conexão real e saudável, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e a Fortini, da Danone Nutricia, firmaram parceria para a realização do projeto ‘Receitas para a Vida’. A obra tem como objetivo incentivar hábitos saudáveis nos momentos em família, fundamentais para a formação dos vínculos emocionais e criação de memórias afetivas da criança.

O lançamento da edição impressa aconteceu no 40º Congresso Brasileiro de Pediatria, em Natal/ RN, e o e-book completo também pode ser baixado no site da SBP. Escrito por Luciana Rodrigues Silva, presidente da SBP, Maria Helena Seixas Ribeiro Motta, nutricionista e gastrônoma, e Eliana Rodrigues, escritora, Professora e Doutora de Artes Cênicas, “Receitas para a Vida” traz o passo a passo de lanches e refeições de simples execução, para serem feitas por crianças e pais, estimulando o desenvolvimento de novos interesses, independência, criatividade, autocuidado e diversificação do paladar. 

“É um sonho realizado poder lançar esse livro com sabor de memórias afetivas para que as crianças e adolescentes possam interagir com sua família e preparar, juntos, alimentos saudáveis por meio de receitas leves e fáceis. Este livro nos trouxe momentos inesquecíveis de alegria em sua realização”, comenta a presidente da SBP.

Ela explica que o livro é composto por receitas de refeições saudáveis, que consideram a importância do consumo consciente dos alimentos. No entanto, outro principal propósito desse material é criar oportunidades para que crianças e pais estejam juntos na cozinha, criando memórias e fortalecendo laços afetivos com a família.

Durante o lançamento, a médica se disponibilizou para escrever dedicatórias personalizadas a cada um dos congressistas que se organizaram em fila para o momento. A ocasião também contou com a degustação de uma das receitas que compõem a obra, o “Baião de Dois”, prato típico do nordeste brasileiro.