Mamaço encerra programação do Agosto Dourado em Vitória da Conquista

Mães e pediatras engajados na defesa do aleitamento materno em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, encerraram, na última quarta-feira (30), a série de ações educativas do “Agosto Dourado” com um mamaço na praça principal do Shopping Conquista Sul.

A programação teve o apoio da secretaria de Saúde da cidade e foi organizada pela médica pediatra do Banco de Leite Humano (BLH) da Fundação Pública de Saúde de Vitoria da Conquista (FSVC), Sumaia Lordelo, que comemorou a adesão de mais de 30 mulheres, a maioria delas doadoras do BLH.

O mamaço contou também com colaboradores da Faculdade de Ciência e Tecnologia (FTC) e do Serviço Social do Comércio (Sesc). “Foi lindo participar deste momento de interação com as mães e seus bebês”, recordou Sumaia Lordelo.

A pediatra destacou que ao longo do mês enfermeiras do BLH reforçaram o incentivo à amamentação durante ações e palestras para gestantes e profissionais de saúde em Unidades de Saúde da Família (USF), em escolas e com alunos e professores dos cursos de Enfermagem e Nutrição da FTC.

“Infelizmente ainda temos profissionais que falam que apoiam o aleitamento, mas na primeira dificuldade introduzem fórmula. Quando chega ao Banco de Leite a gente tem que desmamar da fórmula. Quando usa fórmula você desvia a programação metabólica natural da criança”, alertou Sumaia Lordelo, que também é professora do curso de medicina da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) e há 13 anos trabalha no BLH de Conquista.

Mães doadoras do BLH em Vitória da Conquista participaram de uma confraternização no auditório da Fundação Pública de Saúde em um momento de educação recreativa para fortalecer a importância do leite materno no desenvolvimento da criança.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a amamentação deve ser feita com exclusividade até os seis primeiros meses de vida do bebê e continuada até pelo menos dois anos de idade, com alimentação complementar.