Manual de Orientação sobre obesidade na infância e adolescência está disponível para os associados da SBP

Está disponível para download no site da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) a terceira edição do Manual de Orientação Obesidade na Infância e Adolescência produzido pelo Departamento Científico de Nutrologia. O livro foi lançado durante a 39ª edição do Congresso Brasileiro de Pediatria (CBP), em Porto Alegre (RS).

BAIXE AQUI O MANUAL.

“A obesidade hoje é uma condição epidêmica e grave que acomete um número significativo de crianças e adolescentes, com complicações em curto e longo prazos. O pediatra precisa conhecer a epidemiologia, a fisiopatologia, as várias apresentações clínicas, a avaliação diagnóstica e a conduta terapêutica mais apropriada para cada paciente portador desta condição”, enfatiza a presidente da SBP, dra. Luciana Rodrigues Silva.

Para ela, o pediatra é ainda mais importante na prevenção da obesidade e deve orientar adequadamente os pais, desde o pré-natal e os primeiros anos, para que os pacientes e suas famílias desenvolvam hábitos saudáveis de vida, sobretudo no que diz respeito à alimentação e atividade física.

DIRETRIZES – Organizado pela presidente do DC de Nutrologia da SBP, dra. Virgínia Weffort, e revisado pelos drs. Dirceu Solé e Luciana Rodrigures Silva (diretor dos Departamentos Científicos e presidente da SBP, respectivamente), o manual tem por objetivo principal tratar diretrizes para auxiliar ao pediatra no seu cotidiano a utilizar ferramentas simples para estabelecer o diagnóstico, complicações, comorbidades, tratamento, prognóstico e o seguimento de crianças e adolescentes obesos. 

Em 240 páginas, os 28 autores tratam de temas como fisiopatologia, dislipidemia, alterações dermatológicas, síndrome metabólica, atividade física visando o emagrecimento, entre outros.

“A obesidade é um dos maiores problemas de saúde pública mundial, com enorme impacto na saúde das populações, devido a sua evolução para doenças crônicas degenerativas não transmissíveis, como diabetes melIitus tipo 2, hipertensão arterial, doenças cardiovasculares e em diversos sistemas orgânicos”, frisa dra. Virgínia Weffort.