Manual de Residência em Gastroenterologia Pediátrica será lançado no 17º Gastroped

No dia 31 de agosto, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), em parceria com a Manole Editora, lançará o Manual de Residência em Gastroenterologia Pediátrica (1ª edição). O lançamento da publicação, coordenada pelas dras. Luciana Rodrigues Silva, Cristina Targa Ferreira e Elisa de Carvalho, será feito no estande da SBP durante o 17º Congresso Brasileiro da área de atuação (Gastroped), que acontecerá entre os dias 29 de agosto e 1º de setembro, em Porto de Galinhas, município de Ipojuca, região metropolitana de Recife.

ADQUIRA AQUI O SEU EXEMPLAR COM DESCONTO ESPECIAL PARA ASSOCIADOS DA SBP.

Os principais temas abordados pela publicação englobam as doenças de refluxo gastroesofágico; dificuldades alimentares; alergia alimentar; doença celíaca; doenças inflamatórias intestinais; prebióticos, probióticos e posbióticos; microbioma; colestase neonatal; ingestão de corpos estranhos; imunização, entre outros.

“Esse Manual é de extrema importância para todos os residentes que desejam atuar na Gastropediatria e também para os residentes de outras áreas da pediatria. Os conteúdos são relevantes, atualizados e tratam das questões mais recentes que envolvem a área”, destaca a presidente da SBP e uma das autoras, dra. Luciana.

GASTROPED – Sob o tema “Construindo Pontes entre a ciência e o cuidado” e pela primeira vez em Recife, o evento – realizado pela SBP em parceria com Sociedade de Pediatria de Pernambuco (Sopepe) – espera receber cerca de 1.500 congressistas entre gastropediatras, pediatras, nutricionistas e estudantes da área de saúde, que desfrutarão de uma estrutura especial nos quatro dias.

Serão três salas simultâneas, duas de gastroenterologia pediátrica e uma de hepatologia pediátrica, permitindo que os participantes vivenciem uma imersão em diversos temas relacionados à saúde infantil. “Esses dias de convívio entre os pediatras permitirá uma troca de experiência entre profissionais e residentes de diferentes serviços do Brasil, o que contribuirá ainda mais em sua formação”, enfatiza a presidente do 17º Gastroped e membro do Departamento Científico (DC) de Gastroenterologia da SBP, dra. Kátia Brandt.

CLIQUE AQUI E CONFIRA A PROGRAMAÇÃO E INSCREVA-SE!

No dia 29, haverá um curso com foco nos residentes e nos recém-formados em gastroenterologia pediátrica, intitulado “Jovem Gastroenterologista Pediátrico”. A aula será ministrada por duas pediatras representantes da nova geração da área em Pernambuco, dras. Mara Alves e Manuela Torres. Além de trazer as pesquisas mais recentes da área, o curso possibilitará ainda intercâmbio de opiniões e ideias entre os especialistas de todo o País.

Durante o Congresso, ocorrerão também outros cursos pré-congresso com temas sobre doença inflamatória intestinal na criança, coordenado pela dra. Luciana Silva; alergia à proteína da vaca (ALPV), coordenado pelo dr. Emanuel Sarinho, presidente do Departamento de Alergologia da SBP, e pela gastropediatra dra. Kátia Brandt; suporte nutricional e gastropediátrico no prematuro, coordenado pela nutróloga Graça Moura, da comissão organizadora do Gastroped em Pernambuco.

O evento contará com mais de 60 palestrantes, dentre os nacionais estarão presentes membros dos DCs de Alergia, Gastroenterologia, Hepatologia e Nutrologia da SBP. Já as palestras internacionais serão ministradas pelos argentinos dr. Carlos Lifschitz e dra. Marina Orsi; dr. Jorge Bezerra, dos Estados Unidos; o dr. Niel Sha, da Inglaterra; dra. Hania Szajewska, da Polônia; dr. Lorenzo D’Antigda, da Itália; dr. Jorge Santos Portugal e dr. Emmanuel Gonzales, da França.

Para a dra. Luciana Silva, esta será uma ótima oportunidade para os médicos conhecerem os principais temas da gastroenterologia e da hepatologia, como o manuseio da criança com ascite, a alteração de enzimas hepáticas e a doença celíaca. “Em um único dia, os jovens especialistas terão contato com assuntos relevantes por meio de aulas dinâmicas e atualizadas, ministradas por experts nacionais e internacionais”, explica.

PROVAS – Na véspera do Congresso (28 de agosto) serão realizadas as provas teórica e prática para a obtenção do certificado de área de atuação em Gastroenterologia Pediátrica. O exame é realizado pela SBP, em comissão paritária com a Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG) e a Associação Médica Brasileira (AMB).