Mario Sergio Cortella discute hesitação vacinal em live da SBP e SBIm

 Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) unem-se para uma live imperdível com o renomado filósofo Mario Sergio Cortella. Intitulada “Hesitação vacinal sob o ponto de vista da filosofia”, a transmissão ao vivo acontecerá na próxima terça-feira (19), às 19h30, e será acessível ao público através das redes sociais da SBP.

ASSISTA À LIVE PELO YOUTUBE

ASSISTA À LIVE PELO FACEBOOK

“As vacinas são um avanço indiscutível em termos de saúde pública. Estão à nossa disposição como instrumentos que trazem segurança. Quem não adere a essa proposta está colocando em risco a sua própria saúde e da comunidade à sua volta. É mais que uma escolha individual. Trata-se de um dever cívico. Durante a pandemia, por exemplo, as imunizações foram o fator preponderante que permitiu à humanidade superar a COVID-19”, comenta o filósofo.

Na oportunidade, também participarão da live: o presidente da SBP, dr. Clóvis Francisco Constantino; a presidente da SBIm, dra. Mônica Levi; o presidente do Departamento Científico (DC) de Imunizações da SBP, dr. Renato Kfouri; e a diretora da SBIm e membro do DC de Imunizações da SBP, dra. Isabella Ballalai.

Na avaliação do presidente da SBP, o encontro será um excelente momento para discutir o papel das imunizações na sociedade. “As vacinas desempenham uma função significativa: elas previnem doenças infectocontagiosas e, assim, contribuem para a diminuição da prevalência de milhares de agravos e óbitos. Índices de cobertura vacinal em baixa representam um perigo iminente, que inclusive podem contribuir para o surgimento de epidemias no Brasil de doenças anteriormente controladas”, frisa o dr. Clóvis. 

Nesse sentido, o dr. Renato Kfouri reforça que o Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde, é reconhecido mundialmente como referência de iniciativa pública. “Apesar da aplicação gratuita das vacinas, nosso País tem enfrentado uma baixa nas coberturas de todas as vacinas. O bate-papo com o professor Cortella é mais uma chance de termos outros olhares sobre os desafios da população conhecer e cumprir integralmente o Calendário Nacional de Vacinação”, afirma.