Um dos grandes motivos da queda dos índices de imunização é a hesitação vacinal. O alerta norteou a live promovida pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), e contou com a perspectiva de Mário Sérgio Cortella, filósofo e doutor em Educação. O encontro, aberto ao público, debateu o fenômeno por meio da perspectiva filosófica, a fim de entender como as desinformações têm motivado a baixa adesão às vacinas.
CLIQUE AQUI E ASSISTA NA ÍNTEGRA
Durante a abertura do evento, o presidente da SBP, dr. Clóvis Francisco Constantino, destacou como as informações que circulam nas redes sociais estão cada vez mais simplificadas e, muitas vezes, até mesmo erradas. Nesse contexto, ele ressaltou o papel dos especialistas para ajudar a população no acesso aos conteúdos cientificamente embasados.
“Somos uma entidade centenária, a terceira maior sociedade de especialidade médica científica do mundo, e é uma satisfação podermos orientar os pediatras brasileiros por meio de eventos como esse. Hoje reunimos três debatedores importantíssimos para entender o fenômeno da hesitação vacinal que surgiu nos últimos anos e que está colocando nossas crianças e toda a população em risco”, explicou.
Entre os tópicos explorados na transmissão, Mário Sérgio Cortella apontou que a tecnologia trouxe à tona a diluição da função do especialista, ou seja, a possibilidade de qualquer pessoa gerar conteúdo sem que exista rigor ou conhecimento técnico-científico. Nesse sentido, o filósofo explica a crescente do relativismo e a lógica de que “cada um tem sua opinião”, o que tem feito a liberdade individual ultrapassar a ciência e a proteção coletiva.
“O que vemos é a lateralização do especialista, que é quem entende de fato. Todos podem opinar, no entanto, é preciso ter noção de que não se trata de uma comprovação científica. Na ciência não há espaço para achismos”, apontou Cortella.
A live também contou com a participação da presidente da SBIm, dra. Mônica Levi; do presidente Departamento Científico (DC) de Imunizações da SBP, dr. Renato Kfouri; da dra. Isabella Ballalai, membro da diretoria da SBIm e membro do DC de Imunizações da SBP; e da dra. Natalia Pasternak, presidente do Instituto Questão de Ciência e professora de Comunicação de Ciência na Universidade de Columbia.
PEDCAST SBP: "Uso de telas nas férias: qual o tempo ideal?"
30/12/2024 , 14:53Nota de pesar | Prof.º Dr. Dioclécio Campos Júnior, ex-presidente...
27/12/2024 , 20:13PEDCAST SBP: "ingestão de corpos estranhos"
23/12/2024 , 14:15Nova live traz atualizações sobre o neurofibromatose tipo 1
23/12/2024 , 09:26Novos fenótipos da Doença do Refluxo Gastroesofágico (DRGE) é tem...
23/12/2024 , 09:21Especialista da SBP é nomeado para Grupo Consultivo Estratégico s...
23/12/2024 , 09:19