Melhorar as condições de trabalho e ser valorizado pela Nação: esses são os desafios atuais dos pediatras, alerta diretor da SBP

Os grandes desafios da maior especialidade médica do Brasil são alcançar melhorias nas condições de trabalho, atualmente precárias em boa parte da rede pública de atendimento, e em obter o reconhecimento do valor do pediatra e da pediatria.

Essa preocupação tem levado a atual gestão da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) a promover ações de esclarecimento a todos os profissionais da área para que haja uma harmonia e satisfação da classe. A afirmativa é do diretor de Defesa Profissional da instituição, dr. Marun David Cury.

“Temos hoje uma frente parlamentar da medicina, na qual represento a pediatria. Por meio dela, buscaremos trazer maior uma proteção para nossa especialidade, com uma luta sadia na qual propomos a alteração da lei dos planos de saúde, a criação da carreira de medico no SUS, a obrigatoriedade da revalidação do diploma de medicina obtido no exterior pelo Revalida, entre outros pontos”, diz o diretor, em entrevista ao SBP Notícias.

Na conversa, dr. Marun também faz uma avaliação do I Fórum de Defesa Profissional, realizado durante o 38º Congresso Brasileiro de Pediatria, em outubro de 2017, em Fortaleza (CE). Segundo ele, foi a oportunidade de alertar os pediatras brasileiros sobre os problemas no exercício diário da profissão.

Leia abaixo a íntegra da entrevista:

SBP Notícias – No último Congresso Brasileiro de Pediatria, em Fortaleza, houve um debate sobre questões de defesa profissional. Como o senhor avalia a realização desse fórum dentro daquele grande evento?

Dr. Marun David Cury – Foi excelente, pois tivemos a oportunidade de alertar os pediatras brasileiros sobre os problemas que temos no nosso exercício diário. Em decorrência, tenho recebido várias solicitações de orientação e o compartilhamento de problemas por todo este Brasil.

SBP Notícias – Quais são os grandes desafios para a pediatria brasileira no que refere à defesa profissional, seja no setor público, seja no setor privado?

Dr. Marun David Cury – Nossos grandes desafios repousam sobre pontos que interferem diretamente no exercício diário da profissão. De um lado, há a necessidade de melhorar as condições de trabalho, atualmente precárias, em especial nas unidades e serviços do Sistema Único de Saúde (SUS). De modo complementar, é preciso alcançar o reconhecimento do valor do Pediatra e da Pediatria junto à sociedade em geral, com foco nos gestores públicos e privados. Esse patamar é a justa contrapartida àqueles que cuidam dos que conduzirão o futuro do Brasil.

SBP Notícias – Como a diretoria de Defesa Profissional tem trabalho para enfrentar esses problemas?

Dr. Marun David Cury – Temos tido ações de esclarecimento para todos os pediatras. Nossa preocupação constante é sempre agir e intervir conflitos para que haja uma harmonia e satisfação da classe.

SBP Notícias – O pediatra brasileiro pode, em sua esfera de atuação, contribuir para que os pleitos coletivos tenham o acolhimento esperado? Como?

Dr. Marun David Cury – Quanto mais você atuar em política de classe, mais resultado você terá. Não podemos nos esconder ou ficar nos lamuriando pelos cantos. Temos que agir, principalmente procurando esclarecer a população sobre a problemática do exercício da pediatria e fazer com que ela seja nossa aliada. É preciso sempre avançar pensando em prestar o melhor serviço possível para a nossa sociedade de especialidade e para o ser humano que atendemos. Gostaria que todos os pediatras brasileiros se unissem em torno da SBP, com amor e carinho. Assim, nos tornaremos cada vez mais fortes, buscando conquistas importantes para nossa especialidade.

SBP Notícias – Quais são as perspectivas para a SBP em 2018, no que se refere à defesa profissional?

Dr. Marun David Cury – Esperamos continuar nesta campanha de conscientização procurando estarmos em evidencia positiva cada vez mais. Temos hoje uma frente parlamentar da medicina, na qual represento a pediatria. Por meio dela, buscaremos trazer maior uma proteção para nossa especialidade, com uma luta sadia na qual propomos a alteração da lei dos planos de saúde, a criação da carreira de medico no SUS, a obrigatoriedade da revalidação do diploma de medicina obtido no exterior pelo Revalida, entre outros pontos.