Membro da ABP sinaliza importância da caminhada e dos exercícios físicos para a promoção da saúde

Enfatizar o papel da caminhada para a prevenção de inúmeras doenças crônicas, como diabetes, obesidade e hipertensão arterial. Esse é o intuito do artigo “Caminhar é preciso”, elaborado pelo membro emérito da Academia Brasileira de Pediatria (ABP), dr. Milton Hênio Netto Gouveia, publicado no último sábado (26) no jornal Gazeta de Alagoas.

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A ÍNTEGRA DO TEXTO 

O texto ressalta como o sedentarismo, aliado ao estresse diário da vida urbana, representa um grave risco à saúde, que precisa ser combatido pelos profissionais de saúde, inclusive de forma preventiva pelos pediatras, por meio do incentivo à prática regular de atividades físicas por crianças e adolescentes.

“O tempo do homem moderno é curto para resolver seus negócios e o automóvel costuma ser utilizado para encurtar as distâncias. No entanto, o indivíduo precisa arranjar um tempinho, ou logo cedo ou ao entardecer, para caminhar e exercitar seu corpo, uma vez que são múltiplos os benefícios dessa atividade. A marcha melhora a circulação sanguínea, revitaliza os tecidos e impede o aparecimento de varizes. Também propicia a oxigenação do cérebro, melhorando o colesterol ‘bom’ e diminuindo o ‘mau’. Além disso, a caminhada não tem contraindicação e pode ser praticada por qualquer pessoa, sem gastos e em qualquer idade”, destaca o autor.

No artigo, o dr. Milton Hênio Netto Gouveia parabeniza ainda a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e a ABP pelo trabalho das entidades em prol da saúde integral e bem-estar da população infantojuvenil do País. “Por falar em caminhada, quero cumprimentar os atuais presidentes da SBP e ABP, respectivamente dra. Luciana Rodrigues Silva e dr. Mário Santoro, pelo entusiasmo e dinamismo em realizar sonhos em benefício da criança brasileira. Bem-aventurados os que amam a medicina e fazem dela a razão de ser de suas vidas”, finaliza o autor.