A integrante do Departamento de Adolescência da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), dra. Evelyn Eisenstein, acaba de ser nomeada como membro titular da Academia de Medicina do Rio de Janeiro (AMRJ). A pediatra foi indicada à cadeira número 12 – que tem como patrono o dr. Claudio Mallet Zarur – em função da excelência e relevância dos trabalhos que desenvolve há mais de 40 anos em prol da saúde de crianças e adolescentes.
A indicação da especialista da SBP foi sugerida pelo presidente da AMRJ, dr. Leão Zagury, e do acadêmico Henrique Goldberg, neurocirurgião e professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Na concorrência ao pleito, dra. Evelyn apresentou um trabalho memorial intitulado “Medicina e Saúde de Adolescentes”, que aborda em cerca de 100 páginas um resumo sobre as oito faces da assistência global ao paciente pediátrico (proteção social, promoção de saúde, prevenção de riscos, rastreamento de doenças, diagnósticos, tratamentos, reabilitação, reintegração social).
Além disso, no texto ela apresentou também tópicos como a diferenciação entre puberdade e adolescência; o histórico do Núcleo de Estudos da Saúde do Adolescente da UERJ, onde a pediatra iniciou sua carreira; a história internacional, nacional e local – com ênfase no Rio de Janeiro – da medicina do adolescente; e as inovações da área, descrevendo a telemedicina e os desafios advindos com a era digital.
Após análise curricular, a dra. Evelyn Eisenstein foi aprovada por unanimidade pela banca examinadora. A cerimônia oficial de posse está prevista para ocorrer em outubro, mês em que a AMRJ completa 20 anos de fundação. De acordo com a especialista, a nomeação representa um reconhecimento pelas quatro décadas de trajetória profissional e comprometimento na defesa da saúde da população pediátrica.
“Ser escolhida para integrar a Academia é uma grande honra, que me traz muita felicidade. Simboliza uma vitória para um trabalho pioneiro, desenvolvido na medicina do adolescente, que hoje é reconhecida como área de especialização na Pediatria e na SBP”, comemora.
TRAJETÓRIA - Formada em medicina pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) em 1972, dra. Evelyn Eisenstein concluiu mestrado em Endocrinologia pela mesma instituição, em 1991, e doutorado em Nutrição pela Universidade de São Paulo (USP), em 1999.
Desde 1998, possui o certificado de área de atuação em adolescência, sendo uma das pioneiras da área no País. Entre os principais assuntos abordados em sua produção científica, temas como crescimento e desenvolvimento, rastreamento de riscos e ações de prevenção.
Atualmente, a pediatra atua como professora associada da UERJ e editora científica da revista científica Adolescência & Saúde, além disso, integra o grupo de coordenadores do SIG de Saúde de Crianças e Adolescentes da Rede Universitária de Telemedicina (RUTE). Em 2015, pelo mérito de suas contribuições à medicina, recebeu o prêmio Outstanding Achievement, da Society for Adolescent Health and Medicine, nos Estados Unidos.
Atenção, associados: se aproxima o período de votação da SBP!
25/04/2025 , 14:02Relatório Mundial sobre a Qualidade do Ar – IQAir 2024; Estado Gl...
24/04/2025 , 16:36PED CAST SBP: "Pressão alta em crianças e adolescentes"
22/04/2025 , 18:4218º Congresso Brasileiro de Pneumologia Pediátrica reúne mais de ...
22/04/2025 , 11:31Miopia na criança: conceito, fatores de risco, tratamento e compl...
22/04/2025 , 08:31SBP reforça alerta sobre perigo de desafios online envolvendo cri...
18/04/2025 , 12:36