Membro do DC de Imunizações da SBP é nomeado para a coordenação geral do PNI

O pediatra dr. Ricardo Gurgel Queiroz, membro do Departamento Científico de Imunizações da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), é o novo coordenador-geral do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde. Ele será o responsável por organizar e implementar as ações de vacinação em todo o País. A nomeação ocorreu no último dia 6, pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.

De acordo com o médico, sua missão será elevar as taxas de cobertura vacinal, que já vinham em queda nos últimos anos, e foram agravadas em 2020 pelo distanciamento social imposto pela pandemia de covid-19 e desarticulação da atenção nos postos de saúde. “O principal desafio será fazer as coberturas vacinais voltarem a níveis seguros. Precisamos disso e temos condições de fazer isso”, declarou.

Segundo dr. Ricardo Gurgel, ainda que as crianças sejam menos atingidas pela covid-19, os menores estão mais suscetíveis a outras doenças que podem ser evitadas por meio das vacinas já disponíveis. Para o médico, os pediatras devem assumir o papel de protagonistas na vacinação, sobretudo com o retorno das interações sociais.

“Sempre defendemos e procuramos fazer com que a maior cobertura esteja sempre disponível às crianças. Isso que devemos fazer, lutar para que as coberturas sejam restauradas”, disse.

Com relação à vacinação de crianças contra a covid-19, dr. Ricardo Gurgel afirmou que “alguns estudos das vacinas para crianças já estão em andamento e aguardamos que elas estejam disponíveis para avaliarmos o seu uso”.

EXPERIÊNCIA – Formado em medicina pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), dr. Ricardo Gurgel é mestre e doutor em Saúde da Criança e do Adolescente pela Universidade de São Paulo (USP), além de professor titular de pediatria e coordenador do Programa de pós-graduação em Ciências da Saúde da UFS. 

Atualmente, coordena estudo clínico no Instituto Butantan que avalia a aplicação da vacina tetravalente contra a dengue. Também atua em pesquisas sobre a aplicação de vacinas em crianças, com destaque em imunizantes contra o rotavírus.