Mês do Pediatra: Sociedades de Pediatria realizam ações em prol do atendimento pediátrico e de valorização profissional

Como forma de ampliar a visibilidade sobre o trabalho desenvolvido pelos pediatras em benefício das crianças e dos adolescentes brasileiros, em 2018 a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) incentivou suas filiadas a estender as comemorações pelo Dia do Pediatra (27 de julho) ao longo do mês de agosto.

De norte a sul do País, as entidades estaduais mobilizaram seus especialistas locais e promoveram uma série de eventos e ações destinadas a conscientizar a população em geral sobre os cuidados fundamentais para a saúde da população pediátrica e a importância da relação entre pediatra e paciente, desde o período pré-natal até o fim da adolescência.

Para acompanhar as atividades realizadas, no mês de agosto, em diversos estados do Brasil, confira abaixo alguns dos principais eventos promovidos pelas filiadas da SBP:

ACRE - Valorização da pediatria, confraternização e solidariedade marcaram as ações realizadas pela Sociedade Acreana de Pediatria (SAP), em comemoração à data. As atividades ocorreram em diversos pontos da capital do estado, Rio Branco, e tiveram como objetivo unir os especialistas e conscientizar a população local acerca da importância dos profissionais.

Na manhã do dia 18 de agosto, quatro pediatras da filiada, em conjunto com o grupo “Só Rindo”, formado por estudantes de Medicina da Universidade Federal do Acre (UFAC), foram ao Educandário Santa Margarida realizar atendimentos e promover atividades lúdicas. À noite, foi promovida uma festa sarau e jantar, em restaurante da capital, com apresentações de cerca de 30 pediatras, que cantaram, tocaram instrumentos e recitaram poesias.

No dia seguinte (19), foi realizada a primeira edição de uma caminhada de quase 3 km com 20 especialistas associados. Para realizar a inscrição na atividade foi necessário doar um produto de higiene pessoal ou fraldas que, posteriormente, foram entregues ao Educandário Santa Margarida. Houve ainda uma palestra intitulada “Planejamento Familiar”, com a dra. Déborah Togneri Pastro, que foi aberta ao público em geral e voltada para os moradores do bairro Seis de Agosto, em Rio Branco.

ALAGOAS – Sob o tema “É direito da criança ser assistida pelo pediatra desde o nascimento”, a Sociedade Alagoana de Pediatria (SAP) também realizou diversas ações em celebração ao Dia do Pediatra. A primeira atividade, intitulada Sessão Café Ciência, foi realizada no Centro de Estudos do Hospital do Açúcar de Maceió no final de julho. Na oportunidade, foram discutidos assuntos relacionados à suspeita e conduta inicial nas cardiopatias congênitas.

No final de agosto, também em Maceió, ocorreu debate sobre o tema “Educando Filhos – Emocionalmente Inteligentes”, realizado no Centro de Evento do Hotel Jatiúcia. A filiada elaborou ainda ações nas redes sociais visando a valorização da especialidade. Foram produzidos card e e-mail marketing especiais, parabenizando os pediatras por seu dia e enfatizando sua importância para a saúde das crianças e adolescentes.

BAHIA – A Sociedade Baiana de Pediatria (Sobape) promoveu um jantar em comemoração ao Dia do Pediatra, que contou com a presença da presidente da SBP, dra. Luciana Rodrigues Silva. O local do evento foi decorado com desenhos em formato de coração em alusão ao amor dos pediatras pela profissão.

Além do ambiente descontraído, com brincadeiras e homenagens, a programação abriu espaço para a exibição de um vídeo com o balanço das ações da Sobape desde 2017 e outro com homenagens de crianças e adolescentes aos pediatras.

CEARÁ - Em sua celebração pelo Dia do Pediatra, a Sociedade Cearense de Pediatria (Socep) promoveu na sede da entidade atividades voltadas à qualificação profissional. No dia 9 de agosto, ocorreu o “Encontro de residentes de pediatria”, que teve o intuito de discutir tópicos sobre “Nutrição infantil” com os estudantes do Programa de residência em pediatria da Escola de Saúde Pública do Ceará.

No dia 10, o dr. Moises Chencinski, do Departamento de Aleitamento Materno da SBP, apresentou palestra sobre “Aleitamento Materno, a Base da Vida”. No dia 11, a especialista Francisca Sueli debateu o assunto “Desmame gentil”. Ocorreram ainda rodas de conversa com pediatras, profissionais de saúde, mães, pais e responsáveis.

A programação de eventos contemplou também, no dia 25, palestras sobre os temas “Cirurgia Pediátrica Geral” e “Urologia Pediátrica”, e a discussão a respeito de “Tópicos recorrentes no atendimento de crianças e adolescentes em consultório”.

DISTRITO FEDERAL – Na capital federal, a Sociedade de Pediatria do Distrito Federal (SPDF) realizou uma série de palestras no dia 28 de agosto. O encontro teve como objetivo a atualização dos profissionais em tópicos relativos à puericultura. Cerca de 80 pediatras assistiram às aulas, que abordaram os seguintes temas: “Quando a birra precisa ser investigada”; “Tempo de tela: desafio familiar e pediátrico”; e “Velhos e novos desafios na Puericultura”.

No dia anterior, a filiada realizou ainda um evento cultural gratuito, nas instalações sociais da Associação Médica de Brasília (AMBr), com apresentações musicais de rock and roll. No total, a confraternização reuniu cerca de 400 pessoas, entre especialistas e familiares.

GOIÁS - A Sociedade Goiana de Pediatra (SGP) elaborou uma campanha virtual com o intuito de conscientizar a população sobre o relevante papel desempenhado pelos especialistas na assistência à saúde de crianças e adolescentes. A ação divulgou através das redes sociais da filiada peças publicitárias, com conteúdo gráfico e audiovisual, sobre diferentes aspectos do trabalho dos profissionais e sua relação com os pacientes.

Para ampliar o alcance das informações à sociedade em geral, representantes da SGP participaram ainda de entrevistas sobre “Saúde das crianças e adolescentes”, no programa Bom Dia Goiás, da TV Anhanguera (afiliada da Rede Globo); e a respeito do tema “Riscos do uso excessivo de celulares e tablets na infância”, na PUC TV Goiás.

MARANHÃO - A Sociedade de Puericultura e Pediatria do Maranhão (SPPMA) elaborou diferentes ações de capacitação para os pediatras e assistência à população como forma de celebrar o Dia do Pediatra. No dia 23 de julho, a presidente da SPPMA, dra. Marynea Silva do Vale, participou de reunião com a Secretário Municipal de Saúde de São Luís para discutir o atendimento da população pediátrica por médicos generalistas no Hospital Odorico Amaral de Matos (Hospital da Criança), único serviço de emergência da especialidade na região.

No dia 27 de julho, ela concedeu entrevista ao programa Bom Dia Mirante, da TV Mirante (afiliada da Rede Globo), abordando questões relacionadas ao papel do pediatra no atual contexto social. No mesmo dia, a SPPMA realizou o “Café com os residentes”, atividade destinada aos estudantes de pediatria da Universidade Federal do Maranhão e do Programa da Secretaria Estadual de Saúde.

Em 1º de agosto, a filiada promoveu ainda, na sede do Conselho Regional de Medicina (CRM-MA) duas palestras científicas sobre os temas “Bioética” e “Atuação do Pediatra” apresentadas pelos drs. Alcimar Nunes e Narjara Chaves, respectivamente.

PARÁ – A Sociedade Paraense de Pediatria (Sopape) realizou uma roda de conversa sobre os “Desafios na atenção da saúde mental da criança e do adolescente”, com o dr. Kleber Oliveira. O evento, realizado na primeira quinzena de julho, em Belém (BA), contou com a participação de profissionais de saúde das áreas de psiquiatria, psicologia e pediatria.

As ações em comemoração ao Dia do Pediatra se estenderam a outras duas cidades do estado: em Santarém e Marabá. Os profissionais que residem em ambas as cidades se reuniram para celebrar a data discutindo os desafios da profissão e trocando experiências acerca do trabalho realizado nos hospitais onde trabalham.

PARANÁ - Com a participação voluntária de pediatras e acadêmicos das ligas de Pediatria do Paraná, ocorreu no dia 4, no Parque Barigui, em Curitiba (PR), o “Pediatria na Praça”. O tradicional evento encerrou o 17º Congresso Paranaense de Pediatria, realizado pela Sociedade Paranaense de Pediatria (SPP).

A ação teve como objetivo divulgar informações à população de forma lúdica e objetiva. Entre as principais dúvidas esclarecidas estavam aspectos relacionados à vacinação, cuidados com a pele, alimentação e dicas sobre educação dos filhos.

PERNAMBUCO – A Sociedade de Pediatria de Pernambuco (Sopepe) promoveu duas edições do Encontro com Especialista, como parte das comemorações ao Dia do Pediatra. O projeto, que teve como proposta congregar ciência e cultura, reuniu no dia 21 de julho 53 pediatras no Museu do Estado de Pernambuco, para atualizar os conhecimentos dos especialistas a respeito da nutrição pediátrica.

No dia 11 de agosto, a atividade aconteceu no Rio Mar Shopping. Na ocasião, o dr. Murilo Brito conduziu palestra sobre o tema “Fibrose Cística – O que o Pediatra Geral Precisa Saber”, seguida por um tributo musical à cantora Elis Regina, um dos principais nomes da Música Popular Brasileira, sob o comando do violonista Cláudio Almeida e de Beth Coelho.

RONDÔNIA - A Sociedade de Pediatria de Rondônia (Sopero) mobilizou os especialistas locais em prol de uma ação social, no intuito de oferecer gratuitamente serviços médicos a crianças e adolescentes de Porto Velho (RO). Os atendimentos ocorreram no dia 28 de julho, nas dependências do Instituto Cultural Educacional André Luís, no bairro de São Francisco, e também na Igreja Comunidade Nossa Senhora de Nazaré, em Igarapé.

As consultas deram ênfase à assistência ambulatorial de puericultura, com a avaliação dos pacientes a partir de parâmetros de crescimento, desenvolvimento psicológico e neuromotor. Além disso, foram fornecidas orientações a respeito de diferentes temas, como aleitamento materno, nutrição infantil, prática de atividades físicas e calendário vacinal.

RORAIMA – No dia 10 de agosto, a Sociedade Roraimense de Pediatria (SRP) organizou um jantar de confraternização que contou com a presença de pediatras da capital. No dia 1º de setembro, a filiada promoveu na praça Mirandinha, no bairro de Caçari, a ação “Pediatria na praça” para congraçar os pediatras locais e orientar a comunidade. Na oportunidade, os especialistas distribuíram panfletos à população.

RIO DE JANEIRO – A Sociedade de Pediatria do Rio de Janeiro (Soperj) investiu em ações de educação continuada para celebrar o 27 de julho. No dia 18 de agosto, a filiada promoveu um curso do Programa de Reanimação Neonatal da SBP destinado a capacitar médicos e estudantes dos 5º e 6º anos de Medicina em procedimentos de assistência aos recém-nascidos na sala de parto.

No mesmo dia, os Comitês de Cardiologia e Nefrologia da Soperj promoveram uma Jornada sobre Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS), realizada na sede do Conselho Regional de Medicina do Estado (Cremerj). Durante o evento, foram ressaltados os atuais índices de mortalidade relacionados às doenças cardiovasculares, atualmente a maior causa de mortes no mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Para atualizar os especialistas no atendimento à criança gravemente enferma, nos dias 24 e 25 de agosto, foi realizada ainda uma nova edição do curso Pediatric Advanced Life Support (PALS), baseado nas diretrizes da American Heart Association (AHA), sob coordenação da diretora da Soperj, dra. Regina Coeli. Ainda no dia 25, ocorreu também o módulo IV do Curso de Educação Médica Continuada em Pediatria. Na ocasião, foram apresentadas palestras sobre assuntos variados, como ética, fibrose cística, sarampo e manejo do desfralde.

RIO GRANDE DO NORTE - A Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Norte (Sopern) promoveu uma aula especial sobre o tema “Arboviroses e encefalite”, no auditório do Sindicato dos Médicos do Estado, em Natal (RN), no final de julho. Ministrada pelo especialista em doenças infecciosas e parasitárias, dr. Kleber Giovanni Luz, a palestra teve como objetivo atualizar os pediatras locais a respeito da transmissão, diagnóstico e tratamento de doenças como dengue, Zika e chikungunya.

Além da atividade voltada para o pediatra, a filiada realizou também o encontro de especialistas com o público, por meio da participação da 2ª tesoureira da Sopern, dra. Devani Ferreira Pires, no programa quinzenal da Liga Acadêmica de Pediatria da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), na web rádio “Casa do Terço”. Na ocasião, a pediatra abordou tópicos sobre alimentação complementar.