Mesa-redonda promove um olhar dos especialistas sobre dilemas bioéticos na pediatria

Dilemas bioéticos atuais. Esse foi o tema debatido em mesa redonda na manhã desse sábado (14) no 38º Congresso Brasileiro de Pediatria (38º CBP), no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza (CE). Dr. Luiz Ernesto Pujol, do Paraná, foi o coordenador da mesa, que teve como palestrantes dr. Eduardo Carlos Tavares (MInas Gerais), dra. Rosana Alves (Espírito Santo) e dra. Ana Cristina Zollner (São Paulo).

Dra. Ana Cristina Zollner é professora de ética e bioética e vice-Presidente do Departamento de Bióetica da Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP), além de ser da diretoria da Sociedade Brasileira (SBP).Ela destacou a necessidade de debater temas éticos em um congresso de medicina.

"Nós, como profissionais da saúde, estamos sempre submetidos a dúvidas. Debater essas questões éticas e bioéticas é fundamental. A minha fala não foi para trazer fórmulas e soluções, mas para debater esse tema tão importante e delicado para nós, pediatras", disse.

Os temas abordados na mesa-redonda foram o início da vida, com exposição de dra Rosana; atendimento ao adolescente, tratado pelo dr Eduardo; e terminalidade da vida, discutido a partir de contribuições de dra Ana.

Além da mesa-redonda sobre 'Dilemas bioéticos', aconteceram na manhã de sábado (14) outras mesas com os seguintes temas: "Dermatite atópica", "A criança que não come ou come mal", "Tratamento e imunizações em imunodeficiências", "Catástrofes intracranianas em pediatria" e "Situações especiais".