Ministério da Saúde recebe apoio da SBP por ajuste na vacinação contra a varicela

A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), por meio de seu Departamento Científico (DC) de Imunizações, divulgou nesta semana nota oficial em apoio à decisão do Ministério da Saúde (MS) de incorporar ao Programa Nacional de Imunizações (PNI) uma segunda dose da vacina contra a varicela para crianças de 4 até 6 anos de idade.

ACESSE AQUI A ÍNTEGRA DA NOTA DA SBP

Altamente contagiosa para aqueles que não foram vacinados ou nunca tiveram a doença, a varicela – mais conhecida como catapora – acomete todos os anos milhares de crianças e adolescentes no Brasil, com relatos de surtos em berçários, creches e escolas.

De acordo com a SBP, a inclusão da imunização ao PNI representa mais um avanço, que possibilitará a redução da falha vacinal primária e secundária – perda da imunidade após um certo período –, não rara quando se utiliza o esquema de vacinação em dose única. “Estudos demonstram que uma segunda dose aumenta a efetividade da imunização quando se considera a prevenção de qualquer forma de varicela”, enfatiza o documento.

No texto, o Departamento Científico de Imunizações da SBP reforça ainda a importância do cumprimento integral do calendário vacinal para o controle da varicela e de diversas doenças infectocontagiosas que atingem a população pediátrica.

Além dessas orientações, o posicionamento da SBP reitera o importante papel do pediatra no estímulo à adesão das famílias ao calendário vacinal, o qual deve ser seguido para aumentar os índices de cobertura e reduzir a possibilidade de exposição do público alvo a doenças e outros agravos de saúde.