MOBILIZAÇÃO NACIONAL DOS PEDIATRAS
Mensagem da SBP aos presidentes das filiadas
Caros colegas,
Como resultado do trabalho que a SBP vem desenvolvendo na defesa do exercício profissional, os pediatras brasileiros recuperam progressivamente a auto-estima. A tomada de uma posição mais firme por parte da classe pediátrica quanto aos planos de saúde começa a multiplicar-se País afora. Associados de todas as regiões manifestam entusiasmo renovado e esperam que as iniciativas locais possam adquirir dimensão nacional.
A SBP reforça a responsabilidade que lhe cabe como instância maior na articulação de ações estratégicas que contribuam para o avanço das justas reivindicações dos pediatras. No último dia 21, reunimos, em Brasília, importantes e experientes lideranças do nosso movimento associativo, profundamente comprometidas com a defesa profissional. Foram abordadas as peculiaridades regionais do movimento de mobilização pediátrica, que ganha força, e definido o papel da SBP, bem como o de suas filiadas, na condução desse rico processo de luta capaz de realizar as transformações vislumbradas. Foram consideradas as metas mais objetivas e os referencias mais seguros que possam orientar ações a serem desencadeadas nacionalmente com vistas ao posicionamento coletivo que permita mudar a realidade do trabalho pediátrico no País.
Estabeleceu-se como marco temporal de unificação estratégica o próximo dia 27, dia do pediatra. Nesta data, espera-se que, com a forte atuação das filiadas, comece a ser projetado o dia da mobilização nacional dos pediatras brasileiros. Em cada estado, as possibilidades, o potencial e as características do movimento associativo deverão ser bem analisados. A unificação das filiadas em torno das propostas aprovadas pelo conjunto das lideranças da nossa defesa profissional será o alicerce inabalável para consolidar as bandeiras da SBP em todo o território nacional.
A partir dessa data, os pediatras passam a ter parâmetros institucionais de consenso a nortear sua participação na defesa da dignidade do exercício profissional. São as metas da SBP, cuidadosamente formuladas. Assim, o dia de mobilização nacional deverá ter como alvo prioritário a correção dos valores pagos pelos planos de saúde para remunerar a consulta pediátrica. Em todo o País, buscaremos o valor mínimo, inegociável, de R$80,00 (oitenta reais) para a consulta. Como piso salarial do pediatra que tenha vínculo empregatício, a SBP terá como meta a remuneração de R$8.300,00 (oito mil e trezentos reais) para o regime de 20 horas semanais, valor já aprovado pelo ENEM (Encontro Nacional de Entidades Médicas) para piso salarial do médico. Tanto o valor da consulta pago pelos planos de saúde, como do salário defendido, deverão ser corrigidos anualmente pelo INPC ou pelo índice que venha eventualmente a substituí-lo. No que concerne às condições de trabalho, a SBP desenvolverá os indicadores a serem adotados nacionalmente a partir dos diagnósticos obtidos pelo VigilaSUS, núcleo permanente criado para avaliar a qualidade da assistência à saúde de crianças e adolescentes no País. Como postura ética nas relações de trabalho, a SBP recomenda que o pediatra não aceite trabalhar sem vínculo legal, e que somente assuma postos em instituições públicas e ou privadas que tenham plano de cargos, carreira e vencimentos.
As estratégias para a mobilização projetada respeitarão diferentes realidades e cronogramas regionais da pediatria brasileira, sem perder de vista a importância do compromisso pediátrico com a população e a preservação do respeito que adquirimos junto à opinião pública, a mais importante aliada em todas as nossas iniciativas.
O engajamento de vocês, colegas presidentes de filiadas, é pré-requisito insubstituível para o sucesso das ações que deverão se desdobrar em cada estado. Contamos com seu decisivo apoio e com toda a sua energia de luta para articular o dia nacional de mobilização dos pediatras. A SBP dará total respaldo aos esforços empreendidos nas distintas unidades da federação, visando a demonstrar o valor de nossa profissão, a força que juntos representamos, e a dignidade de que não abrimos mão.
Brasília, 22 de julho de 2009.
Grande abraço,
Dioclécio Campos Júnior
Presidente da SBP
Representante da SBP participa de 2º Simpósio sobre Doenças Crôni...
21/11/2024 , 14:53Departamentos Científicos e Grupos de Trabalho da SBP apresentam ...
18/11/2024 , 12:16JPed: acesse agora os artigos do volume 100 - edição 6
18/11/2024 , 12:18SBP realiza webinar sobre hipovitaminose D para atualizar pediatr...
18/11/2024 , 12:15Pediatras celebram recertificação do Brasil como país livre do sa...
18/11/2024 , 12:14Reporte Semanal JPed: confira os novos informativos disponíveis e...
18/11/2024 , 12:12