Movimento #TodosPelasVacinas une arte, música e ciência para estimular a vacinação das crianças

Você já parou para pensar como era a vida antes das vacinas? Para relembrar a importância e conquista das vacinas na promoção de saúde e bem-estar da população, a campanha #VouVacinar lançou a música “Vitória da Vacina”. A obra celebra a chegada da imunização contra covid-19 para as crianças de 5 a 11 anos no Brasil. 

CLIQUE AQUI PARA OUVIR A MÚSICA

A iniciativa foi vista como um excelente estímulo à vacinação infantil pela presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), dra. Luciana Rodrigues Silva. Para ela, trata-se de um tema extremamente importante e atual, que é a imunização das crianças brasileiras. “Vivemos tempos de muitas notícias falsas circulando na internet sobre a eficácia das vacinas. E não digo somente sobre a vacina contra a covid-19, doença que assola o mundo há quase dois anos, mas de uma forma geral. A cobertura vacinal no Brasil caiu consideravelmente nos últimos anos e isso fez ressurgir em nosso país doenças que, até então, já haviam sido erradicadas, como o sarampo, por exemplo”, observa. 

MOVIMENTO – O projeto faz parte do movimento Todos Pelas Vacinas, criado em 2020 para defender e estimular a vacinação. A ação é organizada pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), Blogs de Ciência da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo (COSEMS/SP), Equipe Halo/Nações Unidas (ONU), Núcleo de Pesquisas em Vacinas da Universidade de São Paulo (NPV-USP), Observatório COVID-19 BR, Rede Análise COVID-19, Núcleo de Pesquisas em Vacinas da USP, ScienceVlogs Brasil e a União Pró-Vacina.

Para o músico Gustavo de Medeiros – que compôs a música em colaboração com Ana Arnt, professora do Departamento de Genética, Evolução, Microbiologia e Imunologia, do Instituto de Biologia (DGEMI/IB) e divulgadora científica da Unicamp –, essa é uma forma de apresentar ao público uma mensagem importante de forma fluida e potente. 

“Através do som, nós podemos intensificar a sensação das palavras com mais alegria e esperança, como fizemos com essa canção. Buscamos nessa música contar rapidamente a história de algumas doenças que foram superadas com a vacinação em massa, e que temos que vacinar as crianças contra covid-19 nessa busca de superar a pandemia”, destaca.

Trilha oficial da campanha #VouVacinar, a música foi gravada voluntariamente pelos artistas. Na letra, pontuam como superamos doenças como varíola, poliomielite, rubéola e varicela graças à vacinação e, com a colaboração de todos, também podemos superar a covid-19. Gustavo explica ainda como a ação é necessária para enfrentar a desinformação e fake news (notícias falsas) que causam uma hesitação vacinal nas pessoas. “Essas vacinas salvam vidas, o aumento de casos no mundo inteiro, com menos internações é um sinal disto e isso já está mundialmente comprovado.”