A presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), dra. Luciana Silva, ministrará a conferência “O pediatra no Brasil de hoje” durante a abertura do Congresso Brasileiro da Criança com Condições Complexas de Saúde, realizado no Hospital da Criança de Brasília (HCB), entre os dias 21 e 23 de novembro, no Distrito Federal.
“O encontro pretende ocupar um lugar único no cenário dos eventos técnico-científicos da saúde e tem como proposta diferenciá-lo dos congressos de pediatria e de especialidades pediátricas, que cumprem seu papel na abordagem de doenças ou de sistemas orgânicos”, diz o presidente do Congresso, dr. Renilson Rehem.
ACESSE AQUI A ÍNTEGRA DA PROGRAMAÇÃO.
Entre as metas está a de discutir os mais recentes avanços no conhecimento relacionados ao emprego de tecnologias duras e leves, na atenção integral e humanizada de crianças acometidas com condições complexas de saúde. Segundo ele, essa iniciativa contribui para a consolidação do papel do HCB na atenção às crianças do Distrito Federal e de cidades do entorno.
CONDIÇÕES GRAVES - O HCB tem como foco o atendimento de crianças e adolescentes acometidos por condições graves e complexas de saúde – como o câncer e doenças genéticas, hemoglobinopatias, imunodeficiências primárias, asma grave, fibrose cística, atresia biliar e doenças neuromusculares progressivas, além de outras enfermidades de etiologias diversas como a epilepsia grave.
De acordo com dr. Renilson, em alinhamento com a proposta assistencial do HCB, a organização do congresso propõe que a criança seja colocada no centro dos interesses científicos e das discussões, com o enfoque da integralidade, da humanização e da interdisciplinaridade, da qualidade e da segurança do paciente, vindo a corroborar os esforços engendrados pela equipe do HCB na consolidação desta abordagem.
A primeira edição deste congresso espera reunir mais de 200 pessoas, das diferentes áreas do conhecimento profissional relacionadas com o tema “Tecnologias para o cuidado e para a cura”. Estarão presentes médicos especialistas, pediatras e membros das equipes multiprofissionais. Também são esperados usuários e representantes dos setores sociais com interesse na temática.
PROGRAMAÇÃO – Dr. Renilson conta que o programa foi elaborado para que haja o máximo aproveitamento por parte dos congressistas – que também terão a oportunidade de compartilhar suas experiências e seus conhecimentos, com a apresentação de temas livres com trabalhos inovadores.
“O Congresso discutirá temas relevantes no campo da pesquisa que se traduzam em tecnologias avançadas no diagnóstico e tratamento. Discutirá também as tecnologias leves, que dizem respeito a avanços na atenção integral e humanizada das crianças, na perspectiva de rede de atenção em saúde pública”, destaca o dr. Renilson.
Abordando temas diversos, traz como eixos temáticos assuntos relacionados às tecnologias e à cura, como “Saúde baseada em evidências: conexão entre pesquisa e a aplicação clínica”; “Tecnologia & taxas de cura, como a leucemia, por exemplo, que possui 95% de cura”; “Genômica, diagnóstico e tratamento individualizado – pesquisa translacional”; “Células tronco”; “Robótica e os avanços cirúrgicos”, entre outros.
Também serão abordadas questões das tecnologias leves no panorama do cuidado, com palestras e conferências sobre “A transição do cuidado para a adolescência e para a idade adulta”; “Cuidado centrado na família”; “Experiência do paciente e da família”; “Cuidado paliativo”; “Humanização”; entre outras.
A tônica do evento serão as conferências sobre Políticas de Saúde na atenção a condições complexas de saúde da criança, explanando questões como a “Coordenação do cuidado”; “Organizações responsáveis: o que esperar”; “Determinantes sociais da saúde: violência, baixa renda, acesso aos cuidados de saúde e às tecnologias”; “Tomada de decisão: sistemas de informação e dados epidemiológicos”, entre outras.
“A congregação de pesquisadores, gestores e profissionais dos diferentes níveis de atenção em saúde, bem como de usuários e integrantes de outros setores de conhecimento e prática, deve contribuir para uma melhor atenção às crianças acometidas por condições de saúde complexas”, finaliza o presidente do evento.
Representante da SBP participa de 2º Simpósio sobre Doenças Crôni...
21/11/2024 , 14:53Departamentos Científicos e Grupos de Trabalho da SBP apresentam ...
18/11/2024 , 12:16JPed: acesse agora os artigos do volume 100 - edição 6
18/11/2024 , 12:18SBP realiza webinar sobre hipovitaminose D para atualizar pediatr...
18/11/2024 , 12:15Pediatras celebram recertificação do Brasil como país livre do sa...
18/11/2024 , 12:14Reporte Semanal JPed: confira os novos informativos disponíveis e...
18/11/2024 , 12:12