No Dia do Médico, SBP conclama associados para uma luta transformadora na pediatria brasileira


Em homenagem ao Dia do Médico, celebrado nacionalmente em 18 de outubro, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) enviou mensagem aos especialistas parabenizando àqueles que cuidam da saúde das crianças e adolescentes do Brasil. No texto, a entidade comenta sobre a atual situação de instabilidade econômica do País, cujos reflexos afetam toda a sociedade, e convoca os pediatras ao engajamento para uma essa luta transformadora, “que poderá nos levar a um novo tempo”.

De acordo com a dra. Luciana, “a SBP compartilha com cada um dos 35 mil especialistas desse País, que se dedicam à infância e à adolescência, o prazer e as dores dessa honrosa missão”. A cada um dos pediatras brasileiros, a Sociedade deseja ainda que se mantenham unidos para preservar sua vocação médica, uma síntese de técnica, conhecimento e arte que transforma vidas para sempre.

Além de servir de homenagem, a mensagem serve de estímulo para que os profissionais possam enfrentar os diversos problemas na saúde, como a falta de compromisso dos gestores públicos com o Sistema Único de Saúde (SUS); as precárias condições de trabalho na rede pública; a violência sofrida pelos profissionais em diferentes locais de trabalho; a baixa remuneração; entre outros. Para a SBP, estes elementos trazem consequências graves no atendimento ao público infantojuvenil.

LEIA AQUI A ÍNTEGRA DA MENSAGEM

VÍDEO – No encerramento do 38º Congresso Brasileiro de Pediatria, ocorrido na última semana em Fortaleza (CE), a dra. Luciana Silva também gravou uma mensagem de vídeo saudando os pediatras pelo Dia do Médico. Em trecho da gravação, ela destaca a preciosidade do trabalho dos pediatras pela missão de cuidar, com presteza, qualidade e assistência, das crianças e adolescentes brasileiros.

“Vocês são valiosos, preciosos, pois cuidam do indivíduo e precisam ser valorizados e tratados com deferência devido à missão que têm durante a vida. Nós, da SBP, temos trabalhado intensamente pela valorização do pediatra e, assim, devemos trabalhar pela valorização de todos os médicos”, disse.

ASSISTA AO VÍDEO ABAIXO