Para celebrar o Dia do Pediatra, comemorado nesta semana (27 de julho), a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) preparou uma campanha especial para mobilizar os especialistas brasileiros em torno dos principais anseios da classe frente aos atuais desafios da assistência à criança e ao adolescente no País. As ações propostas pela entidade estão reunidas em um hotsite (www.sbp.com.br/especiais/dia-do-pediatra), especialmente criado em alusão à data.
As reivindicações da campanha estão expressas na Agenda de Defesa da Saúde da Infância e da Adolescência, documento oficial assinado pela SBP e suas 27 filiadas, direcionado aos candidatos à Presidência da República, governadores e senadores nas Eleições Gerais de 2018. No texto, as entidades cobram medidas em benefício da população pediátrica, com base em quatro pilares fundamentais: promoção da saúde; direitos humanos e sociais; proteção e segurança de crianças e adolescentes; e relações humanas e familiares.
De acordo com a presidente da SBP, dra. Luciana Rodrigues Silva, o objetivo da campanha é promover o engajamento dos especialistas, assim como da população em geral. Com isso, se espera chamar a atenção das futuras autoridades para as diferentes necessidades que comprometem o pleno exercício profissional dos pediatras e a saúde de milhões de crianças e adolescentes brasileiros.
“A infância e a adolescência merecem o máximo de cuidado por parte do Estado. Para esses jovens, que em poucos anos assumirão o comando do País, devem ser asseguradas estratégias e investimentos que lhes garantam educação, segurança, alimentação, cultura, lazer, esporte e, sobretudo, bem-estar e saúde”, destaca o documento. Segundo a SBP, os pediatras, comprometidos historicamente com a população infanto-juvenil, devem manter seu papel como agentes de defesa da criança e do adolescente.
MOBILIZAÇÃO – No intuito de trazer mais visibilidade e ampliar o alcance das ações do Dia do Pediatra, a SBP criou também a hashtag #eutenhomeupediatra para que os usuários das redes sociais possam compartilhar fotos e vídeos que ilustrem sentimentos de cuidado, confiança e companheirismo na relação entre médicos, pacientes e familiares. A iniciativa é uma forma de valorizar cada um dos pediatras do País pelo trabalho e dedicação.
“Nossa intenção é engajar a sociedade e despertar a consciência de todos a respeito da importância desse profissional na construção do futuro da nossa Nação. Essa é mais uma maneira de reforçar a necessidade de toda criança e adolescente ser acompanhada por um pediatra durante o processo de crescimento e formação”, destacou a dra. Luciana.
A campanha será continuada de forma permanente, com o compartilhamento espontâneo da hashtag #eutenhomeupediatra nas redes sociais e a inserção nas mídias da SBP, com ênfase nos tópicos defendidos pela Agenda de Defesa da Saúde da Infância e da Adolescência. O envio oficial do documento aos candidatos à Eleições Gerais de 2018 ocorrerá a partir de 30 de julho.
Representante da SBP participa de 2º Simpósio sobre Doenças Crôni...
21/11/2024 , 14:53Departamentos Científicos e Grupos de Trabalho da SBP apresentam ...
18/11/2024 , 12:16JPed: acesse agora os artigos do volume 100 - edição 6
18/11/2024 , 12:18SBP realiza webinar sobre hipovitaminose D para atualizar pediatr...
18/11/2024 , 12:15Pediatras celebram recertificação do Brasil como país livre do sa...
18/11/2024 , 12:14Reporte Semanal JPed: confira os novos informativos disponíveis e...
18/11/2024 , 12:12