Em alusão ao Dia Internacional da Alergia, celebrado em 8 de julho, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), em conjunto com a Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI), realizou o webinar “Anafilaxia: uma emergência médica”. O evento, aberto a todos, foi transmitido por meio do YouTube, Facebook e site da SBP, com o objetivo de discutir as manifestações e tratamentos da anafilaxia, caracterizada como a mais grave reação alérgica entre todas.
CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR AO WEBINAR
A mediação do encontro on-line foi conduzida pelo diretor científico da SBP, dr. Dirceu Solé. Já as apresentações contaram com a participação do presidente do Departamento Científico (DC) de Alergia da SBP, dr. Herberto Chong Neto, que abordou o tópico quadro clínico e diagnóstico; da dra. Lucila Camargo, coordenadora do Alergia Alimentar da ASBAI, discorrendo sobre o tema “Anafilaxia: quais são os agentes etiológicos”; e ainda do dr. Fábio Kuschnir, membro do DC de alergia da SBP e atual presidente da ASBAI, debatendo aspectos de tratamento e prevenção.
“De modo geral, nos primeiros episódios, o atendimento desses pacientes ocorre no atendimento de emergência. Por isso, é fundamental a atualização para evitar incorrer em conceitos e tratamentos errôneos. O intuito do webinar é esclarecer e fornecer condições de diagnosticar e conduzir adequadamente os casos de anafilaxia”, explicitou o dr. Dirceu Solé.
Esta e outras as lives promovidas pela SBP estão disponíveis aos associados no site da entidade, em: www.sbp.com.br /especiais/lives/.
Nota de pesar: dr. João Tomas de Abreu Carvalhaes
20/02/2025 , 17:52Abordagem da Dor no Recém-Nascido
20/02/2025 , 08:05Inscrições para o exame de Neurologia Pediátrica da SBP se encerr...
19/02/2025 , 18:09Nota de pesar: dra. Maria Ivone Freitas de Oliveira
19/02/2025 , 16:00SBP divulga cronograma e regras das eleições para diretoria 2025-...
17/02/2025 , 16:07PED CAST SBP: "Calendário de Vacinação da SBP"
17/02/2025 , 18:34