No dia 9 de junho, comemora-se o Dia Nacional da Imunização. Nesta data, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) reforça junto à população duas questões que considera fundamentais para proteger a vida e o bem-estar de crianças e adolescentes. A primeira é a importância indispensável da vacinação para o controle e erradicação das doenças infectocontagiosas no País. A segunda, não menos importante, é garantir o acesso da população à orientação de pediatras, os únicos especialistas habilitados a atender o segmento infanto-juvenil de forma integral.
A presidente da SBP, dra Luciana Rodrigues Silva, faz esses alertas para celebrar a data dedicada ao incentivo da imunização. “Sem as vacinas, crianças e adolescentes ficam vulneráveis diante de doenças que podem ser prevenidas. O risco de adoecimento e morte aumenta de modo injustificável quando não se recorre à imunização. Nesse processo, o pediatra ocupa papel-chave ao dar as orientações devidas às famílias, indicando como agir nas fases de prevenção, diagnóstico e tratamento”, destacou.
Da mesma forma, o presidente do Departamento Científico de Imunizações da SBP, dr. Renato Kfouri, reiterou a relevância da vacinação. “O Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde, é reconhecido mundialmente como referência de iniciativa pública em imunização. No entanto, desde 2016, o País tem enfrentado um declínio nas coberturas vacinais e, por consequência, assiste a reemergência de doenças já erradicas, como o sarampo. Nesse 9 de junho, é um dever cidadão dar visibilidade aos debates sobre vacinação e sobretudo enfatizar a necessidade do cumprimento integral do Calendário Nacional de Vacinação”, pontuou.
CONTROLE DE EPIDEMIAS - De acordo com o dr. Renato Kfouri, as imunizações devem ser entendidas como um tema fundamental por todos os segmentos da sociedade, principalmente porque, ao longo dos anos, a implementação gratuita e massiva das vacinas foi a principal responsável pelo controle das epidemias e pela redução dos índices de morbidades e mortalidade infantil no País.
“O PNI foi responsável pela erradicação de diferentes doenças graves. Não é razoável admitir que a população volte a sofrer com os agravos de patologias que podem ser facilmente evitadas. É preciso alertar a população, para que os índices voltem a subir. No ano passado, nenhuma das vacinas indicadas para as crianças atingiu sua meta de cobertura, com exceção da BCG”, alertou.
Para o especialista, a elevação dos índices de cobertura vacinal depende do engajamento e trabalho conjunto de todos e, nesse contexto, os pediatras têm importância fundamental. Além de prescrever as vacinas aos pacientes e familiares, os especialistas devem ser enfáticos em sua recomendação, uma vez que a orientação do profissional constitui um dos fatores mais importantes para a adesão da população.
CALENDÁRIO SBP – Anualmente, a SBP divulga um Calendário de Vacinação, elaborado pelos Departamentos Científicos de Imunizações e de Infectologia da entidade. O documento traz recomendações atualizadas para a aplicação de vacinas em crianças e adolescentes. Além disso, informações completas e seguras sobre as imunizações recomendadas para outros públicos – como idosos, gestantes, homens e mulheres adultos - podem ser obtidas no site para famílias da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm).
Ficar atento às datas e à imunização é um dever, independentemente de qualquer contexto, alertou. “As vacinas são vítimas do seu próprio sucesso. Com o passar do tempo, as pessoas esqueceram a gravidade das doenças infectocontagiosas e, por isso, parte da população tem sido mais negligente. Além disso, há também em menor escala a ação de grupos antivacina, que disseminam informações falsas e reforçam alguns boatos sobre supostos eventos adversos”.
CAMPANHA – Como forma de conscientizar a população nesta semana em que se comemora o Dia Nacional da Imunização, a partir deste domingo (9), a SBP divulgará em suas redes sociais posts e cards com informações e dados que incentivam a vacinação. O material foi produzido em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).
Ao todo, serão sete arquivos - disponíveis para download e compartilhamento – destinados a suscitar a atenção de profissionais de saúde, especialmente dos pediatras, famílias de crianças pequenas e comunidade em geral. O objetivo é contribuir para a disseminação de informações sobre a importância da imunização e elevar os atuais índices de cobertura vacinal no País, prioritariamente entre as crianças com até cinco anos de idade.
ACESSE AQUI AS PEÇAS DA CAMPANHA DE INCENTIVO À VACINAÇÃO.
PEDCAST SBP: "ingestão de corpos estranhos"
23/12/2024 , 14:15Nova live traz atualizações sobre o neurofibromatose tipo 1
23/12/2024 , 09:26Novos fenótipos da Doença do Refluxo Gastroesofágico (DRGE) é tem...
23/12/2024 , 09:21Especialista da SBP é nomeado para Grupo Consultivo Estratégico s...
23/12/2024 , 09:19SBP cria Grupo de Trabalho para aprofundar estudos sobre a relaçã...
23/12/2024 , 09:13SBP lança atualização do Calendário de Vacinação da Criança e do ...
20/12/2024 , 11:06