No Pará, Programa de Reanimação Neonatal investe na atualização dos instrutores locais

O Programa Nacional de Reanimação Neonatal da Sociedade Brasileira de Pediatria (PNR-SBP) tem realizado uma série de treinamentos no Pará, a fim de atualizar os instrutores locais com base nas diretrizes mais recentes do PRN-SBP. Entre os dias 22 e 26 de fevereiro, a cidade de Altamira, situada a aproximadamente 800 km da capital, recebeu a visita da coordenação estadual do Programa, que efetuou a requalificação dos pediatras da região no Curso de Reanimação do Prematuro na Sala de Parto.

De acordo com a presidente da Sociedade Paraense de Pediatria (Sopape) e coordenadora estadual do PRN-SBP, dra. Vilma Hutim, as ações de recertificação dos instrutores estaduais vêm ocorrendo desde agosto de 2022 e já contemplaram também as cidades de Marabá e Santarém.

“O Pará tem grandes dimensões geográficas. Nosso território representa 14,6% da extensão do Brasil. Por isso, cada uma das nossas zonas regionais de saúde, com seus hospitais e maternidades de referência, fica responsável por atender a um grupo de municípios. Altamira é um exemplo disso. A cidade fica distante de Belém, mas tem uma população estimada de 120 mil habitantes. Nossa missão com esses treinamentos é atualizar os profissionais que atuam nos serviços de saúde em cada região, para dar mais autonomia a esses centros”, explica.

Em Altamira, a coordenação estadual do PRN-SBP entregou aos instrutores locais novos materiais do Programa, incluindo manequins para simulações práticas. Nos próximos meses, esse conteúdo será transmitido pelos instrutores, devidamente recertificados, às diversas equipes que atuam nas proximidades. 

OUTROS PROFISSIONAIS - Na oportunidade, também ocorreram qualificações destinadas a médicos não pediatras, enfermeiros e profissionais de saúde de outras áreas, mas que atuam na assistência ao neonato e podem auxiliar em procedimentos de reanimação em recém-nascidos. Ao todo, 24 membros desse grupo foram capacitados no Curso de Reanimação do Prematuro na Sala de Parto e no Curso de Reanimação Neonatal para Profissionais de Saúde.