No Paraguai, representantes da SBP participam de eventos da Alape e buscam parceria entre instituições

A presidente do Departamento Científico de Adolescência da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), dra. Alda Elizabeth Iglesias, ministrou conferência no XVIII Congresso Latinoamericano de Pediatria, XVI Congresso Paraguaio de Pediatria e XV Jornada de Enfermagem Pediátrica, realizados concomitantemente pela Associação Latinoamericana de Pediatria (Alape). Os eventos foram realizados em Assunção, no Paraguai, entre os dias 5 e 6 de setembro.

No primeiro dia de atividades, aconteceu o VIII Seminário de Adolescência no curso pré-congresso, onde foram abordadas questões relacionadas ao comportamento individual e social das crianças e adolescentes. Na oportunidade, foi enfatizada a potencialidade como consequência das interações entre a pessoa em desenvolvimento e suas características biológicas e psicológicas, a família, a comunidade e a cultura.

“Nosso objetivo foi criar um espaço para compartilhar, investigar, questionar e levar experiências relacionadas com o desenvolvimento positivo dos adolescentes e jovens. Procuramos provocar intervenções não só para a prevenção de comportamentos problemáticos, mas também para a promoção de recursos ou ativos para o desenvolvimento”, explica a dra. Alda.

Já no dia 6, foi realizada a assembleia da Confederação de Adolescência e Juventude de Iberoamérica, Itália e Caribe (CODAJIC). Na ocasião, foram apresentados os trabalhos realizados pelo DC de Adolescência da SBP na atual gestão e também distribuídos os documentos científicos produzidos pelo atual grupo, para serem disponibilizados para divulgação na página do CODAJIC no Facebook.

“Recebemos elogios pelo documento científico sobre disforia de gênero, que está completo e atualizado, já que os países participantes ainda não têm nada documentado ou padronizado sobre o assunto”, destacou a dra. Alda. Ela conta ainda que foi proposto a participação do representante CODAJIC no XV Congresso Brasileiro de Adolescência, previsto para ocorrer em maio de 2019.

À tarde, foi realizada a reunião do Comitê de Adolescência da Alape, presidida pelo dr. Ronald Perez Escobar, de El Salvador (América Central). Na pauta, aprovações de atas, eleição da mesa diretora para o quadriênio 2018-2021, propostas e designação da sede para a próxima reunião, dentre outros pontos.

“Discutimos muito sobre a realidade comum entre os países no que diz respeito à gravidez na adolescência – principalmente abaixo dos 14 anos –, além de outros temas como suicídio, saúde mental, autoagressão e dependência da tecnologia”, pontua a dra. Alda. Ela conta que foi apresentada uma proposta em para que a próxima reunião do Comitê da Alape seja realizada no Brasil, durante o XV Congresso Brasileiro de Adolescência da SBP, a fim de estreitar os laços de reaproximação entre ambas as instituições.

NOVA DIRETORIA – Os Representantes para Assuntos Internacionais da SBP, drs. Sérgio Augusto Cabral e Ricardo do Rego Barros, participaram da eleição da nova diretoria da Alape, cujo presidente eleito foi o dr. Carlos Alonso, do México. Também foi apresentada a prestação de contas da diretoria financeira e o balanço das ações da gestão 2015-2018.

“Aproveitamos para iniciarmos a negociação de uma proposta de trabalho conjunto entre os países filiados, provavelmente sobre o tratamento paliativo de crianças com doenças crônicas”, adiantou o dr. Cabral.