As comemorações pelos 25 anos da Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC), no Brasil, contarão com o apoio integral da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). No dia 15 de agosto, a presidente da entidade, dra Luciana Rodrigues Silva, estará em Recife (PE), onde será feita uma homenagem ao Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP), o primeiro hospital do Brasil a receber o título de “Hospital Amigo da Criança”, concedido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), Unicef e Ministério da Saúde.
A história da IHAC e da assistência à mulher e ao recém-nascido no IMIP está diretamente vinculada ao seu fundador, o professor Fernando Figueira, e ao Banco de Leite Humano e Centro de Incentivo ao Aleitamento Materno do IMIP (BLH/CIAMA/IMIP), coordenado atualmente pela dra. Vilneide Braga Serva, que também participará da homenagem. Em março de 2009, o IMIP criou uma tecnologia de baixo custo para cumprir o 4º passo da IHAC, que inclui a necessidade de permanência do recém-nascido em contato com sua mãe por pelo menos uma hora após o nascimento.
“A partir daí, tivemos a ideia de criar um “top de malha 100% algodão”, onde imediatamente após os primeiros cuidados, ainda na sala de parto, o recém-nascido é posicionado”, conta a coordenadora do BLH/CIAMA/IMIP. Segundo ela, “este setor tem sido partícipe de histórias exitosas na promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno, não só no Instituto, como em diversos municípios e estados brasileiros, contribuindo para o aumento da prevalência do aleitamento materno no Brasil e, por conseguinte, para a diminuição do desmame precoce e suas consequências sobre a morbidade e mortalidade infantil”.
FUTURO DO BRASIL - Para dra Luciana Rodrigues Silva, “o trabalho realizado pelo IMIP ao longo dos anos em prol da saúde das crianças brasileiras vai ao encontro de toda a luta que a atual gestão da SBP tem feito em relação a um melhor atendimento daqueles que são o futuro do Brasil”, destaca a dra. Luciana. No dia da solenidade, também estão confirmadas as presenças de outras referências na saúde infantil, como a presidente do Departamento Científico de Aleitamento Materno da SBP, dra. Elsa Giugliani; e o presidente e a superintendente do IMIP, dr. Gilliatt Hanois Falbo Neto e dra. Tereza Campos, respectivamente.
Entre os convidados, também se destacam: dr. Eduardo Jorge da Fonseca Lima, presidente da Sociedade de Pediatria de Pernambuco (Sopepe); a presidente da Associação Brasileira de Enfermagem Obstétrica (Abenfo), Kleyde Ventura de Souza; além de representantes do Unicef, da Coordenação Geral de Saúde da Criança e Aleitamento Materno do Ministério da Saúde Ministério da Saúde (CGSCAM/DAPES/SAS/MS), da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco e da Secretaria Municipal de Saúde de Recife (PCR).
SIMPÓSIO – Concomitantemente ao evento acontecerá o XII Simpósio Pernambucano de Aleitamento Materno: os 25 anos da IHAC no Brasil, realizado pela Sopepe. A participação na atividade é gratuita, sendo que o público-alvo é composto por médicos e profissionais de saúde de Pernambuco e estados vizinhos. As palestras serão ministradas por renomados especialistas da área, que discutirão temas como bases científicas para o cumprimento da IHAC, prevenção do desmame precoce, Aleitamento materno continuado versus desmame e o papel da IHAC, entre outros.
As conferências acontecerão no auditório Espaço Ciência e Cultura e serão exibidas, em tempo real, para o Auditório do Hospital Dom Malan em Petrolina (PE). Os organizadores avaliam a possibilidade de transmiti-las, via Rede Rute, para todo o País. As inscrições podem ser feitas pelo email [email protected] ou na própria secretaria da Sopepe, na Rua Francisco Alves, 590, Ilha do Leite, no Recife (PE). As vagas são limitadas em 700 participantes. Para outras informações, ligar para (81) 3231-4413.
CLIQUE AQUI PARA VER A PROGRAMAÇÃO COMPLETA.
IMIP – Centro de referência em diversas especialidades, o IMIP foi um dos primeiros a obter o certificado de Hospital de Ensino nas áreas de assistência médico-social, ensino, pesquisa e extensão comunitária. Voltado para o atendimento da população carente pernambucana, o Complexo Hospitalar do Instituto é reconhecido como uma das estruturas mais importantes do País, realizando mais de 600 mil atendimentos anuais.
Entre 1992 e 2016, o Instituto realizou mais de 200 cursos relacionados à amamentação, formando mais de cinco mil profissionais das Regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste. “Esses profissionais foram capacitados para atuar em diversos segmentos como Manejo e Promoção do Aleitamento Materno; Formação de Avaliadores do IHAC, Aconselhamento em Aleitamento Materno; Gestores da IHAC do Ministério da Saúde; Cursos da Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos Infantis, Bicos, Chupetas e Mamadeiras (NBCAL)”, explica a dra. Vilneide.
No que se refere ao ensino, a partir do ano da criação em 1987, após treinamento pela equipe do BLH do Instituto Fernandes Figueira da FIOCRUZ (RJ), o BLH/CIAMA/IMIP realizou 95 Cursos para Implantação/Implementação de BLHs – após ter sido considerado pelo Ministério da Saúde Centro de Referência para BLHs no Norte e Nordeste – nos Estados de Pernambuco, Paraíba, Alagoas, Piauí, Ceará, Bahia, Rio Grande Norte, Maranhão, Sergipe, São Paulo, Pará, Rondônia e Amazonas, com 844 profissionais treinados.
ATENDIMENTOS – Na assistência às mulheres e seus filhos, dra. Vilneide relata que o BLH/CIAMA/IMIP oferece em torno de 56.660 consultas às gestantes, lactantes, recém-nascidos e lactentes por ano nos vários setores onde haja demanda de assistência à amamentação e problemas precoces e tardios da mama puerperal. Ela conta que há 30 anos o IMIP disponibiliza duas linhas telefônicas para a teleassistência em relação ao uso de drogas e o aleitamento materno e a outras questões relacionadas ao aleitamento materno.
De acordo com a dra. Vilneide, são realizadas, em média, 510 palestras direcionadas às gestantes no pré-natal do IMIP, puérperas do alojamento conjunto, puérperas cujos recém-nascido estão afastados na UTI neonatal do IMIP, enfermaria Projeto Método Canguru e nas próprias instalações do Banco de Leite Humano, com cerca de 3.487 participantes por ano.
Os dados mostram que o volume anual de leite coletado gira em torno de 3.434 litros, advindos de 1.517 doadoras anuais voluntárias. Fazendo parte do processamento e controle de qualidade, realiza-se em torno de 42.297 análises microbiológica e físico-químicos anualmente. “O leite humano ordenhado pasteurizado é então distribuído anualmente para cerca de 2.671 recém-nascido e/ou lactentes receptores, salvando vidas”, enfatiza.
<p><p><p><p>15.0pt">
PEDCAST SBP: "ingestão de corpos estranhos"
23/12/2024 , 14:15Nova live traz atualizações sobre o neurofibromatose tipo 1
23/12/2024 , 09:26Novos fenótipos da Doença do Refluxo Gastroesofágico (DRGE) é tem...
23/12/2024 , 09:21Especialista da SBP é nomeado para Grupo Consultivo Estratégico s...
23/12/2024 , 09:19SBP cria Grupo de Trabalho para aprofundar estudos sobre a relaçã...
23/12/2024 , 09:13SBP lança atualização do Calendário de Vacinação da Criança e do ...
20/12/2024 , 11:06