NOTA DE FALECIMENTO: dr. José Rubens do Amaral Zaitune

Com pesar, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e a Sociedade Matogrossense de Pediatria (Somape) informam o falecimento do dr. José Rubens do Amaral Zaitune. Querido entre amigos, familiares e e admiradores, o pediatra de 70 anos deixa esposa e dois filhos. O corpo será velado na Capela Jardins, sala Orquídeas, em Cuiabá, neste sábado (26), das 7h30 às 18h.

Para o presidente da Somape, dr. Mohamed Kassen Omais, a partida do dr. Zaitune representa uma grande perda para a especialidade no Estado. “Tralhamos juntos no Serviço de Pediatria da Faculdade de Medicina da Universidade de Cuiabá (UNIC). Um exemplo de profissional e amigo. Era uma referência para todos os pediatras da cidade”, lamentou.

HISTÓRIA - Nascido em junho de 1948, em São Paulo (SP), formou-se em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Botucatu (UNESP) em 1973 e atuou como pediatra de pronto-socorro, consultório, além de docente na UNIC, no Mato Grosso.

Atuante na profissão e na vida associativa, era membro da Academia Americana de Pediatria (AAP) desde abril de 1980. Fez parte da diretoria da Somape, tendo sido presidente em duas gestões entre 2004 e 2009. Representou a entidade no Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA). Também fez parte do Comitê de Adolescência da Somape, entre 2010 e 2012 e foi coordenador dos Serões de Pediatria da Somape.

Na SBP, foi membro do Conselho Científico do Departamento de Adolescência (2000-2004) e presidente do Conselho Fiscal entre 2007 e 2009. Também participou como membro do Conselho Científico do Departamento de Bioética (2010) e representou a instituição junto ao Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) e junto ao Fórum Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (FNDCA).

Participou efetivamente ainda da Mobilização Nacional para o Registro Civil de Nascimento e Saúde, promovida pela Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República, em 2006.

Pela sua brilhante atuação na pediatria cuiabana, recebeu a Moção de Congratulação da Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso, em novembro de 2010.