Nota de falecimento: dra. Ana Lúcia Freire Cantalice

Com profundo pesar, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) informa o falecimento da dra. Ana Lúcia Freire Cantalice, aos 56 anos, ocorrido nesta quinta-feira (23), em João Pessoa (PB). A especialista, que atuava na linha de frente do combate à pandemia de Covid-19, foi a óbito em decorrência da doença.

Desde o início da tarde de hoje, acontece pelas ruas de Campina Grande (PB) – cidade em que residia a pediatra – um cortejo em sua homenagem. O sepultamento ocorrerá ao fim da tarde, no cemitério Campo Santo Parque da Paz, próximo ao aeroporto da cidade, respeitando as medidas de distanciamento recomendadas.

TRAJETÓRIA - Formada pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), em 1986, a médica era especializada em Neonatologia. Ao logo de sua carreira, dra. Ana Lúcia trabalhou em diferentes unidades de referência no atendimento pediátrico da sua região, como o Hospital da Fundação Assistencial da Paraíba (FAP), o Hospital Clipsi e a Maternidade do Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (Isea).

Profissional incansável, em junho realizou o primeiro diagnóstico de Covid-19 em um recém-nascido na Paraíba. Além disso, nos últimos meses, para contribuir com a segurança dos trabalhadores da saúde que atuam no enfrentamento ao novo coronavírus, a especialista foi responsável por coordenar uma campanha para confecção e distribuição de Equipamentos de Proteção Individual aos profissionais de Campina Grande.

“Toda sua trajetória profissional foi marcada por dedicação e excelência. Dra. Ana Lúcia destinou sua vida àquilo que fazia com mais amor, cuidar das crianças paraibanas. É com enorme saudade e tristeza que a gente se despede. Sem dúvidas, deixará uma grande lacuna para a medicina do nosso estado”, afirmou a dra. Socorro Martins, integrante do Departamento Científico de Imunizações da SBP e amiga da dra. Ana Lúcia.