Com pesar, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) informa o falecimento da dra. Cristina Miuki Abe Jacob, aos 62 anos, ocorrido nesta terça-feira (12), em São Paulo (SP). Com mais de 30 anos de carreira, a dra. Cristina Jacob era uma das mais conceituadas e queridas alergistas pediátricas do País. O velório acontece hoje, a partir das 17h, no cemitério Araça. O sepultamento está confirmado para amanhã (13), às 8h, e ocorrerá no cemitério São Paulo Cardeal.
“De convívio agradável e sempre alegre, ao longo de sua carreira, certamente contribuiu para a formação de mais de uma centena de alergistas. Era uma colaboradora e professora especial”, destaca o dr. Antônio Carlos Pastorino, do Departamento de Alergia da SBP.
Na SBP, a pediatra participou da diretoria de Ensino e Pesquisa e coordenou o Grupo de Trabalho em Residência e Estágio entre 2004 e 2006, além de compor o Departamento de Alergia e Imunologia entre 2004 e 2009. Na Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP), integrou também a diretoria de Cursos e Eventos da entre 2007 e 2016.
“Para os colegas de trabalho, alunos e pacientes ela será sempre lembrada como exemplo de profissional e de pessoa, que deve servir de parâmetro para as novas gerações”, ressaltou o dr. Antônio Pastorino.
TRAJETÓRIA – Em 1979, a especialista concluiu a graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), instituição onde também realizou residência em Pediatria, mestrado (1990) e doutorado (1995) em Ciências.
Desde 2008, atuava como professora associada do Departamento de Pediatria da FMUSP, além de chefiar a Unidade de Alergia e Imunologia do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas.
Ocupou ainda o cargo de vice-coordenadora da Comissão de Pós-graduação da FMUSP, desenvolvendo linhas de pesquisa sobre alergia alimentar, imunodeficiências, asma e rinite alérgica, entre outros temas.
Acesse os novos informativos do Reporte Semanal do JPed
12/12/2025 , 10:19
1º Congresso Mundial de Emergências Pediátricas: inscrições de tr...
11/12/2025 , 11:28
O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) Digital: o que todo ...
11/12/2025 , 08:08
Exame de Área de Atuação em Neurologia Pediátrica 2025: acesse o ...
10/12/2025 , 16:42
PRN-SBP ultrapassa marca histórica de 190 mil certificações
10/12/2025 , 13:54
SBP apresenta ao Congresso plano para ampliar a presença do pedia...
10/12/2025 , 11:12