Nota de pesar | Dr. Ennio Leão

Com pesar, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), a Fundação Sociedade Brasileira de Pediatria (FSBP) e a Academia Brasileira de Pediatria (ABP) comunicam o falecimento do professor dr. Ennio Leão. O velório ocorrerá nesta terça-feira (5), das 8h30 às 10h30, no Memorial 2 do Cemitério Parque da Colina, em Belo Horizonte (MG).

“A pediatria brasileira perde uma das referências mais importantes para a nossa especialidade. Deixou um importante legado e foi exemplo de dedicação aos cuidados das crianças e adolescentes”, lamenta o presidente da SBP, dr. Clóvis Francisco Constantino.

Mineiro de Conselheiro Lafaiete, dr. Ennio se formou em medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em 1955. No ano seguinte, se especializou em pediatria pelo Hospital São Vicente. Em 1979, concluiu o doutorado em Ciência da Saúde, com orientação do professor Edward Tonelli, também pela UFMG.

Grande parte do seu trabalho foi dedicado à UFMG. Ele foi professor, chefe de departamento de pediatria, coordenador departamental, dentre outras funções importantes. O pediatra teve ainda uma ativa participação na clínica pediátrica, com destaque para a hidratação venosa em resposta à perda de líquido causada, principalmente, pela diarreia aguda, além de ter participado da divulgação da terapia de reidratação oral em Minas Gerais.

Dr. Ennio defendeu um diagnóstico diferenciado para a icterícia neonatal e foi estudioso das doenças nutricionais, especialmente da desnutrição, do raquitismo e do escorbuto. Mostrou a possibilidade do tratamento ambulatorial da desnutrição, numa época em que o diagnóstico da doença implicava no tratamento hospitalar. Em 1989, dr. Ennio Leão se aposentou da Universidade, mas continuou voluntariamente no Ambulatório de Doenças Nutricionais do Hospital das Clínicas.

Dr. Ennio também dedicou parte do seu tempo para a vida associativa. Na Sociedade Mineira de Pediatria (SMP), ocupou o cargo de assessor da presidência entre os anos 2012 e 2018, e participou como como membro do Conselho Científico do Departamento de Nutrologia da SBP de 1980 até 1995. Na Academia Brasileira de Pediatria (ABP), tomou posse como acadêmico titular em 7 de março de 1997, passando a emérito em 23 de maio de 2015.

*Foto e informações: site da Sociedade Mineira de Pediatria (SMP).