Nota de pesar: dr. Flávio Adolfo Costa Vaz

É com profundo pesar que a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) comunica o falecimento do dr. Flávio Adolfo Costa Vaz, aos 82 anos, ocorrido nesta terça-feira (25), em São Paulo (SP), em decorrência de complicações ocasionadas pela Covid-19.

Pioneiro da área da neonatologia no País, o especialista era professor emérito da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e foi responsável por conduzir diferentes gerações de médicos à pediatria.

“Foi meu docente no internato, residência e pós-graduação. Com o dr. Flávio Vaz aprendi grande parte do que hoje compreendo como fundamental para a boa assistência às crianças. Sem dúvidas, um ser humano exemplar, que deixará muitas saudades no coração de todos aqueles que o conheceram”, relata a diretora de Cursos e Eventos da SBP, dra. Lilian Sadeck.

TRAJETÓRIA – Nascido em Natal (RN), em 1938, dr. Flávio Vaz chegou a capital paulista para cursar Medicina na USP, curso que concluiu em 1964. Filho e neto de médicos, se encantou pela pediatria ainda na graduação, época na qual também decidiu enveredar pela área que atende recém-nascidos: a neonatologia. Na USP, realizou sua residência, em 1966, e doutorado, em 1971. Na esfera acadêmica, o médico conquistou ainda certificados nas áreas da medicina intensiva e nutrologia pediátrica.

Com mais de 50 anos de carreira, dr. Flávio Vaz foi membro fundador da Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP) e trabalhou dando assistência a milhares de crianças, especialmente em consultório particular, no Hospital Infantil Cândido Fontoura e ainda como professor titular e chefe do Departamento de Pediatria da FMUSP, cargo que ocupou até 2006.

“A perda do dr. Flávio Vaz abre uma lacuna na história da pediatria. Para aqueles que tiveram o prazer da sua convivência, certamente ficarão as memórias de excelência profissional e gratidão pelos ensinamentos”, lamentou a presidente do Departamento Científico de Neonatologia da SBP, dra. Maria Albertina Santiago Rego.