Nota de pesar: dr. Noé de Cerqueira Fortes

A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) lamenta o falecimento do dr. Noé de Cerqueira Fortes, aos 75 anos de idade, ocorrido nesta quarta-feira (13), em Teresina (PI). O pediatra estava internado em um hospital da zona sul da cidade, desde a semana passada, quando foi submetido a uma cirurgia de emergência para tratar um problema gastrointestinal.

Em nome dos pediatras brasileiros, a SBP manifesta sua solidariedade e condolências aos familiares e amigos do dr. Noé Fortes. Com mais de 50 anos de carreira, o especialista era um dos médicos mais conhecidos e respeitados de seu estado.

Estudou Medicina na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em Minas Gerais, onde conheceu a esposa e também pediatra, dra. Terezinha das Graças Oliveira Fortes. De volta ao Piauí, ocupou vários cargos e funções. Foi professor e diretor do Centro de Ciências de Saúde da Universidade Federal do Piauí (UFPI), diretor-geral do Hospital Infantil Lucídio Portela, diretor do Hospital Getúlio Vargas, presidente do Conselho Regional de Medicina (CRM-PI), presidente da Associação Piauiense de Medicina (Aspimed) e secretário municipal de saúde da Prefeitura de Teresina.

Na SBP, dr. Noé Fortes integrou o Departamento Científico de Emergência e Cuidados Hospitalares de 1990 a 1998. Nos últimos anos, atendeu também como nutrólogo e terapeuta complementar, atuando na medicina preventiva e integrativa. Descrito como educado e atencioso, estendia sua gentileza não só aos pacientes, mas a todos com quem convivia.

*Com informações da imprensa local