Nota de pesar | Dra. Giesela Fleischer Ferrari

É com profundo pesar que a SBP comunica o falecimento da Dra. Giesela Fleischer Ferrari, docente aposentada do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina de Botucatu e professora emérita da mesma casa, ocorrido neste sábado dia 15 de julho na cidade de Botucatu, onde ela construiu vida pessoal e acadêmica.

A Dra Giesela graduou-se em medicina e fez residência em pediatria na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) no início da década de 70. Desenvolveu toda sua brilhante trajetória acadêmica dentro da mesma Universidade, na Faculdade de Medicina de Botucatu, onde, como docente, ajudou a implantar, fortalecer e consolidar o departamento de pediatria recém-criado nessa instituição, e exerceu a função de Professora Assistente, atuando em vários níveis de formação, desde a graduação à pós-graduação (Lato senso e Stricto senso). Criou o serviço e a disciplina de pneumologia pediátrica local, sendo expoente na área dentro do cenário nacional.

Foi uma apaixonada e precursora da pneumologia pediátrica não apenas localmente, mas também por todo nosso país. Contribuiu para o desenvolvimento da especialidade voltada para o manejo da doença respiratória infantil, tanto na Sociedade Paulista de Pediatria, quanto na Sociedade Brasileira de Pediatria.  Foi membro ativa do Grupo Brasileiro de Estudos em Fibrose Cística, grupo em que esteve envolvida até recentemente.

A saudade fica e será eterna, assim como o seu legado e a lembrança de seu doce sorriso. Um exemplo de pessoa, que teve a generosidade de compartilhar o seu brilho com milhares de alunos ao longo da sua trajetória. A pediatria brasileira agradece toda generosidade e competência da professora Giesela Fleischer Ferrari ao compartilhar com todos os que passaram em sua vida e com ela aprenderam, o amor pelo ensino, pelas crianças e pela pediatria nacional.