NOTA DE PESAR | Dra. Leide Parolin Marinoni

Com pesar, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) comunica o falecimento da dra. Leide Parolin Marinoni, a Professora Leide, como era chamada de forma carinhosa, nessa sexta-feira (10), em Curitiba (PR). Tinha 92 anos de idade e 68 de formação. O corpo da médica e professora está sendo velado na Capela 1 do Cemitério Municipal São Francisco de Assis onde ocorrerá o sepultamento às 15h.

“Uma perda inestimável para a pediatria brasileira, principalmente para os dermatologistas pediátricos. Dra. Leila foi inspiração para seus alunos e todos os médicos que a conheciam, por sua dedicação e incansável luta para que a dermatologia pediátrica se torne uma área de atuação em pediatria. Foi exemplo para todos nós” lamenta o 1º vice-presidente da SBP, dr. Edson Ferreira Liberal.

“Sempre com o mérito de ser uma pessoa estudiosa e organizada, mantendo fotos de inúmeros pacientes que atendeu desde o início da dermatologia pediátrica. Impecável em suas aulas, sempre de forma didática e atualizada mesmo após 90 anos de vida. Fará muita falta aos que acreditam na medicina por amor ao ensino e ao cuidado ao próximo”, destaca o presidente do Departamento Científico de Dermatologia Pediátrica da SBP, dr. Jandrei Rogério Markus.

TRAJETÓRIA – Nascida em Curitiba em 1931, dra. Leide formou-se em medicina pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) em 1955. Recebeu o prêmio Pravaz e foi agraciada com uma bolsa para cursar residência em pediatria no Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (HC-USP). Posteriormente, recebeu bolsa para o Curso de Aperfeiçoamento em Pediatria.

Foi professora do Departamento de Pediatria desde 1960 e, nos últimos anos, era bolsista técnica da UFPR. Dra. Leide era médica pediatra pioneira e autodidata na Dermatopediatria, tendo fundado o Curso de Especialização em Dermatologia Pediátrica da referida universidade. Ajudou a formar diversos médicos que atuam no Brasil e no exterior e, por várias décadas, atuou no HC atendendo crianças e suas famílias com doenças de pele de forma solidária e humanitária.

Ministrou cursos e palestras em congressos em várias cidades do Paraná e de outros estados, sendo ainda autora e coautora de inúmeros trabalhos científicos publicados em revistas nacionais e internacionais. Por várias vezes esteve indicada para a honraria Medalha de Lucas – Tributo ao Mérito Médico do CRM-PR. Recentemente foi inaugurado o Centro de Simulação para os Residentes do CHC - UFPR, sendo a primeira mulher a ter uma sala com seu nome neste hospital.

Na SBP, foi membro titular do Departamento Científico de Dermatologia Pediátrica entre 1998 e 2003. Ela também era membro honorário da Academia Paranaense de Medicina e membro efetivo da Academia Paranaense de Pediatria.

Apaixonada pela família, pela profissão e pelo futebol, era torcedora do Clube Atlhetico Paranaense, do qual foi a primeira mulher sócia e chegou a ocupar, inclusive, cargo na diretoria do time.

*Com informações do Conselho Regional de Medicina do Paraná