Nota de pesar: dra. Liliana Lugarinho

Com pesar, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) comunica o falecimento da pediatra dra. Liliana Lugarinho, na última terça-feira (21), na cidade do Rio de Janeiro (RJ).

Graduada em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, em 1979, a médica era experiente na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Pública e Primeira Infância.

Reconhecida por seu trabalho como pediatra e gestora em Saúde, elaborou propostas e ações de políticas públicas em prol da saúde das famílias, das crianças e dos adolescentes. Sempre atuante, foi uma das coordenadoras da Estratégia Brasileirinhas e Brasileirinhos Saudáveis (EBBS), do Ministério da Saúde, e por muitos anos trabalhou no Instituto Fernandes Figueira, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

"Tinha uma visão ampla dos problemas das desigualdades em nosso país e sempre um compromisso inabalável na doutrina pediátrica q todas crianças têm direitos a uma melhor qualidade de vida. Seu exemplo de dedicação e compromisso será dignificado pela nossa memória e a história da Pediatria no Brasil", declara a amiga e coordenadora do Grupo de Trabalho em Saúde Digital da SBP, dra. Evelyn Eisenstein.

Aos familiares, amigos e admiradores, nossa homenagem, em nome dos pediatras brasileiros, pela sua dedicação aos cuidados com a saúde e bem-estar dos seus pacientes e de suas famílias.