NOTA DE PESAR: dra. Regina Parizi

O Departamento Científico de Bioética da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) informa, pesarosamente, o falecimento nessa terça-feira (16) da dra. Regina Parizi, médica sanitarista e doutora em Bioética.

Regina Parizi foi a primeira mulher a presidir o Conselho Regional de Medicina do Estado dede São Paulo (Cremesp), entre 1993 a 1995, e representou São Paulo no Conselho Federal de Medicina (CFM), na gestão 1994-1999, período em que ocupou a 3ª vice-presidência.

A especialista foi uma das precursoras do ensino da Bioética no País, tendo participado, em 1995, da criação da Sociedade Brasileira de Bioética (SBB), entidade que presidiu de 2013 a 2017.

Reconhecida pela sua garra e defensora incansável do Sistema Único de Saúde (SUS), dra. Regina Parizi pregava ardorosamente um olhar humanizado para o paciente. Paulista de Bededouro (SP), formou-se na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), em 1979, fez mestrado em Saúde Pública na Universidade de São Paulo (USP), em 1991, e doutorado em Bioética na Universidade de Brasília (UnB), em 2013. Ultimamente, atuava como médica do Centro de Desenvolvimento de Ensino e Pesquisa do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (IAMSPE).

Sentimentos e solidariedade aos familiares.